IA generativa pode fomentar ganhos de biliões de dólares para economia mundial

De acordo com um novo estudo da McKinsey & Company, os casos de utilização de IA generativa podem acrescentar entre 2,6 biliões de dólares e 4,4 biliões de dólares em produtividade global anual

IA generativa pode fomentar ganhos de biliões de dólares para economia mundial

A inteligência artificial generativa pode gerar entre 2,6 biliões e 4,4 biliões de dólares em produtividade anual a nível mundial. As dados são do novo estudo “The economic potential of generative AI: The next productivity Frontier”, da McKinsey & Company, que analisa 63 novos casos de uso em 16 funções empresariais que poderão gerar esses retornos. 

A McKinsey estima que, excluindo a IA generativa, os casos de uso da inteligência artificial e de analytics podem gerar anualmente entre 11 e 17,7 biliões de dólares em valor para a economia global. Acrescentar a IA generativa a estes use cases pode aumentar esse valor entre 15% a 40%. 

Segundo o relatório, permitir que os trabalhadores de toda a economia utilizem a IA generativa, além dos 63 casos de uso, poderia aumentar a produtividade em 0,1% a 0,6% todos os anos até 2043, compensando o declínio do crescimento do emprego à medida que as populações envelhecem.  

Este valor surge à medida que a IA generativa transforma o trabalho, aumentando as capacidades de cada trabalhador através da automatização de algumas das suas atividades individuais. As atuais capacidades da IA generativa, juntamente com as capacidades de outras tecnologias, têm o potencial de automatizar atividades de trabalho que absorvem, atualmente, 60% a 70% do tempo dos trabalhadores. A IA generativa acelerou as estimativas anteriores do McKinsey Global Institute (MGI), segundo as quais a automatização técnica tinha o potencial de abranger atividades que ocupam metade do tempo dos trabalhadores nas suas funções.  

Embora o ritmo de adoção da IA esteja a acelerar, estas transformações no trabalho não ocorrerão de um dia para o outro em toda a economia global. No entanto, podem ocorrer rapidamente numa empresa ou local específico, pelo que o ritmo de transformação da força de trabalho deverá acelerar. O relatório prevê que metade das atividades laborais atuais poderão ser automatizadas entre 2030 e 2060, sendo que o ponto médio (2045) surge uma década antes das anteriores estimativas do McKinsey Global Institute. 

Segundo o estudo, a IA generativa acelerou o ritmo da transformação do local de trabalho. Os empregos estão a ser reimaginados e as indústrias transformadas num espaço de meses em vez de anos. Esta realidade dá aos humanos um novo superpoder e à nossa economia uma injeção de produtividade muito necessária. 

Cerca de 75% do potencial de valor total da aplicação da IA generativa será realizado em quatro funções de negócio – operações com clientes, marketing e vendas, engenharia de software e I&D.

  • Operações com clientes para personalizar e automatizar: A IA generativa pode aumentar a produtividade entre 30% a 45% dos custos atuais das funções. Os casos de uso incluem a melhoria do self-service, através de canais automatizados e o fornecimento de informações mais específicas aos agentes humanos de apoio ao cliente para aumentar as vendas.  
  • Melhoria do desempenho do marketing e das vendas: A produtividade do marketing poderá aumentar num valor entre 5% a 15%, enquanto a produtividade das vendas poder gerar um valor entre 3% e 5%. Alguns exemplos de casos de uso incluem uma maior rapidez na conceção e elaboração de conteúdos, melhor conhecimento e qualidade dos dados, personalização de pesquisas e definição de prioridades para os potenciais clientes.  
  • A engenharia de software irá obter poupanças na produção de produtos: O impacto direto da IA generativa na produtividade da engenharia de software pode variar, anualmente, entre 20% e 45% das despesas atuais. Os ganhos de produtividade podem advir da redução do tempo de codificação, da correção de código e da pesquisa de mercado para soluções de arquitetura.
  • A I&D obterá ganhos de produtividade dos produtos: Poderá ser alcançada uma produtividade avaliada entre 10% e 15% dos custos globais de I&D com casos de utilização que incluem a melhoria da qualidade global do produto, a otimização dos desenhos para fabrico e a redução dos custos de logística e produção.

As indústrias estão a ser remodeladas à medida que a IA generativa é implementada a um ritmo acelerado, explicam os especialistas. A IA generativa pode gerar um valor significativo quando implementada em alguns procedimentos em determinadas indústrias. À exceção das tecnológicas, os bancos podem obter o maior valor da IA generativa, garantindo entre 200 e 340 mil milhões de dólares adicionais com o aumento da produtividade. Os benefícios incluem a maior satisfação do cliente, melhor tomada de decisões e melhor experiência dos colaboradores. Além disso, poderá reduzir o risco de fraude através de uma melhor monitorização. 

O retalho poderá obter um aumento de 310 mil milhões de dólares com a IA generativa, automatizando funções-chave como o serviço ao cliente, o marketing e as vendas e a gestão do inventário e da cadeia de abastecimento. O aperfeiçoamento das soluções de IA existentes também melhorará as ofertas personalizadas aos clientes, otimizando as atividades de marketing e vendas.   

As indústrias farmacêutica e de produtos médicos poderão desbloquear 61 a 110 mil milhões de dólares por ano através do potencial da IA generativa para acelerar o ciclo de 10 a 15 anos que um medicamento demora a chegar ao mercado. A qualidade dos compostos de medicamentos pode ser melhorada e o custo de I&D reduzido.   

O MGI adverte, ainda, que estas poderosas ferramentas têm um potencial imenso para a economia global, especialmente face aos desafios demográficos, mas que as capacidades linguísticas da IA generativa também apresentam riscos, podendo tanto melhorar as interações humanas como causar danos através de mal-entendidos, manipulação e conflitos.  

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.