Um novo estudo global da Oracle revela como é que as empresas estão a aproveitar a inteligência artificial e outras tecnologias emergentes para melhorar os seus departamentos financeiros e de operações e assim obterem mais vantagens competitivas
As empresas que estão a adotar as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e as outras tecnologias emergentes conseguem aumentar os seus lucros anuais mais 80% mais rapidamente do que aquelas que não o fazem, revela o novo estudo do Enterprise Strategy Group e da Oracle. O estudo global, Emerging Technologies: The competitive edge for finance and operations, inquiriu 700 diretores financeiros e de operações em 13 países e concluiu que as tecnologias emergentes IA, Internet of Things (IoT), blockchain, e digital assistants já passaram a fase crítica da adoção, superando as expectativas das empresas e gerando novas e mais vantagens competitivas. As empresas que adotaram tecnologias emergentes nas suas áreas financeiras estão a usufruir de muito mais vantagens do que as inicialmente esperadas. A inteligência artificial e os assistentes digitais diminuem os erros nos departamentos financeiros em média 37%. 72% das empresas que utilizam tecnologias de IA sabem mais sobre o desempenho geral dos seus negócios. Simultaneamente, 83% dos gestores acreditam que a IA irá automatizar por completo os processos de fecho de contas, nos próximos cinco anos. Os assistentes digitais aumentam os níveis de produtividade em 36% e aceleram o ritmo da análise financeira em 38%. "As funcionalidades da IA, do IoT, do blockchain e dos assistentes digitais permitem às empresas que adotam estas tecnologias de forma mais intensa que os seus concorrentes acelerar significativamente o ritmo da inovação, criando vantagens competitivas muito relevantes e gerando novas mais valias", afirma Juergen Lindner, senior vice president, SaaS product marketing, da Oracle. “O estudo refere que estas tecnologias se converteram numa tendência e que as empresas que as ignoram se arriscam a perder relevância comercial. Para ajudar os nossos clientes a superarem esta mudança e, consequentemente, a concorrência, introduzimos estas tecnologias continuamente nos processos comerciais para garantir que possam beneficiar delas e do seu poder de transformar os seus negócios”. |