Rui Ribeiro, General Manager da IP Telecom, e Paulo Veiga, fundador e administrador da EAD, fizeram o lançamento do livro "Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer" esta segunda-feira na livraria Almedina
“Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer” é o nome do livro fruto da relação de longa data entre Rui Ribeiro, General Manager da IP Telecom, e Paulo Veiga, fundador e administrador da EAD, e dos cerca de 25 anos de experiência profissional de ambos. A obra foi lançada pela editora Actual e apresentada esta segunda-feira na livraria Almedina do Atrium Saldanha. O encontro reuniu, numa sala cheia, os autores e o jornalista Camilo Lourenço, autor do prefácio do livro, e Bruno R. Santos, diretor de tecnologias de informação da Gallo Worldwide, que contribuiu para a revisão do conteúdo. O livro pretende funcionar como um guia de apoio aos líderes de Pequenas e Médias Empresas (PME) e uma ferramenta para enfrentar os desafios que a era digital traz a qualquer empresa. Na sua própria jornada pela narrativa, os autores analisam os dilemas atuais dos gestores perante o impacto que o digital está a ter no mercado, em particular no enquadramento das necessidades de garantir velocidades de decisão eficazes e eficientes para a competitividade e sustentabilidade das empresas. No lançamento, Paulo Veiga conta que é “um contador de histórias que também gosta de ler. O Rui foi meu cliente há muitos anos e há algum tempo que ambos andávamos a escrever em meios de comunicação social sobre transformação digital”. Foi então que surgiu a ideia que o fazerem juntos. O projeto começou num almoço em que conversaram sobre a vontade de criar um livro “simples, estruturado, com suporte em boas práticas para ajudar as PME, que têm menos recursos para entrar no mundo digital”, avança Rui Ribeiro, com o objetivo que os gestores que estão na sua jornada de transformação digital “cometam menos erros”. Assim, procuraram sistematizar, em seis capítulos, as orientações com base nas suas experiências profissionais e em estudos académicos da temática da transformação digital. O primeiro capítulo procura, segundo Rui Ribeiro, falar da “angústia dos gestores no mundo de hoje, em particular aqueles que têm as suas bases nos anos 80 e 90 e que estão perante um século XXI com uma realidade é deveras diferente”. Já o tema do segundo capítulo recai sob a ambição, que o autor descreve como uma provocação aos gestores que definem um patamar e, após alcançado, consideram que a sua missão está cumprida. Num terceiro momento, o livro fala sobre a prática – para os autores, o “essencial do livro” –, que deve ser alicerçada na tríade pessoas, processos, tecnologias. O quarto capítulo explicita o que é, mas também o que não é, a transformação digital, com exemplos. Já no quinto capítulo procuraram sistematizar a necessidade “crítica” de as organizações entenderem que, dentro das empresas, “as áreas tecnológicas e o mundo digital têm de ser parte do negócio. Não interessa a tecnologia, importa o que faço com ela”, reflete o General Manager da IP Telecom. Finalmente, o sexto capítulo termina o livro com um conjunto de orientações e ferramentas que podem ajudar as organizações na jornada para o digital. Paulo Veiga explica que, “em vez de termos um projeto de transformação digital à bruta, devemos trabalhar para ter um projeto de transformação digital brutal. A tecnologia nunca foi tanta, tão boa, tão robusta e tão barata, temos é de a saber usar e trabalhar em equipa, nomeadamente entre os mais veteranos e as gerações mais novas”. Também a união entre o IT e a gestão é, segundo os autores, fundamental para uma transformação digital de sucesso. Rui Ribeiro refere que “o livro procura juntar os dois mundos dos gestores – que veem euros – e dos informáticos – que vêm zeros e uns – para aproximar os dois mundos com uma linguagem acessível”. O livro está à venda online e em todas as livrarias por um preço recomendado de 16,90 euros. Por cada exemplar vendido, os autores e a editora vão doar um euro ao Refúgio Aboim Ascensão.
|