A medida, que deverá ser lançada no início de 2024, tem como objetivo banir cookies de terceiros utilizados pelos anunciantes para rastrear os consumidores
A Google prepara-se para começar a testar um novo recurso no Chrome. O recurso, designado Proteção contra Rastreamento, deverá ser lançado a 4 de janeiro para 1% dos utilizadores mundiais do Chrome e passa por banir cookies de terceiros utilizadas pelos anunciantes para rastrear os consumidores. A Google pretende eliminar, por completo, a utilização de cookies de terceiros para utilizadores no segundo semestre de 2024. No entanto, a confirmação está atualmente sujeita às questões antitrust levantadas pela Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido, que tem investigado o corte a alguns cookies no Chrome. Em causa estão preocupações sobre concorrência ao nível da publicidade digital, em especial publicidade associada à Google. Margrethe Vestager, responsável do gabinete antitrust da União Europeia, já tinha alertado em junho para o facto de a CMA estar a investigar as questões relacionadas com a introdução destas ferramentas, por parte da Google, para bloquear cookies de terceiros. Do lado dos anunciantes, a perceção é a de que este bloqueio no Chrome colocará entraves à capacidade de recolher informações que ajudam a personalizar anúncios, ficando mais dependentes dos bancos de dados da própria Google. |