A Google chegou a um acordo com os reguladores franceses para pagar 220 milhões de euros depois de uma investigação de antitrust
A Google concordou em pagar 220 milhões de euros para resolver as acusações antitrust dos reguladores franceses que alegam que a empresa favorece injustamente as suas próprias ferramentas de compra e venda de anúncios. Num comunicado, a autoridade de concorrência da França (FCA) disse que multou a Google "por abuso de posição dominante" no mercado de publicidade online em detrimento de plataformas concorrentes. A Google já tinha sido multada em 150 milhões de euros em dezembro de 2019 pelo regulador, que alegou ter se envolvido em comportamento anticoncorrencial e ter anúncios pouco claros na página do Google Ads. No entanto, o regulador francês acusou a Google de dar “tratamento preferencial” ao Google Ad Manager, a sua plataforma de gestão de anúncios para grandes editoras. A empresa terá favorecido o seu próprio mercado de anúncios online, o AdX, onde os editores vendem espaço aos anunciantes em tempo real. O facto de a Google concordar em pagar a multa e resolver o caso marca a primeira vez que a tecnológica concordou em fazer mudanças nas suas práticas como resultado de uma investigação europeia. |