A empresa norte-americana revelou a sua decisão após os publicitários levantarem as suas preocupações sobre a criação de anúncios personalizados para os utilizadores
A Google planeia manter os cookies de terceiros no Chrome depois de ter prometido durante vários anos que iria eliminar progressivamente os pacotes de código que estão destinados a seguir os dados dos utilizadores na Internet. A decisão deve-se às preocupações dos publicitários sobre como a perda dos cookies dentro do browser mais popular poderá limitar as suas capacidades de obter informações para a personalização de anúncios, ficando dependentes das bases de dados de utilizadores da Google. “Em vez de eliminar os cookies de terceiros, iriamos introduzir uma nova experiência no Chrome que permitisse às pessoas poderem fazer uma escolha informada que se aplicasse a toda a sua navegação Web e que permitisse ajustar a sua escolha em qualquer altura”, explica Anthony Chavez, VP da iniciativa Privacy Sandbox apoiada pela Google. Na União Europeia, o uso de cookies é regulamentado pelo RGPD, que determina que os responsáveis pela publicidade têm de obter o consentimento explícito dos utilizadores para armazenar os cookies. Os browsers principais também disponibilizam a opção de apagar cookies quando quiserem. |