Google quer anulação da ação sobre caso mais recente de antitrust

Em causa está uma acusação de que a empresa age ilegalmente ao pagar milhões de dólares aos fabricantes de smartphones e operadoras para manter o seu domínio e ser o padrão de motor de busca para os utilizadores

Google quer anulação da ação sobre caso mais recente de antitrust

A Google afirmou esta quinta-feira que as alegações do Departamento de Justiça dos EUA sobre uma suposta violação no caso antitrust são falsas e que, por esta razão, o processo deve ser arquivado.

Em causa está uma acusação de que a Google, da Alphabet, age ilegalmente ao pagar milhões de dólares aos fabricantes de smartphones e operadoras para manter o seu domínio e os padrões de pesquisa para os utilizadores.

John Schmidtlein, advogado da Google, foi inquirido pelo juiz, argumentando que “ganhar negócios pelo mérito” não era ilegal e que os pagamentos em questão faziam parte de acordos legais para divisão de receitas e nunca para excluir possíveis rivais.

O caso deverá seguir para julgamento em setembro.

O Departamento de Justiça norte-americano tinha já processado a Google em 2020, acusando a empresa de usar de forma ilegal a sua posição e força no mercado para prejudicar rivais.

Desde então, e apesar do processo ter sido arquivado, a Google tem sido alvo de outras queixas antitrust, nomeadamente sobre abuso de domínio no negócio da publicidade digital.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.