O CNIL, regulador francês, aplicou duas multas à Google - uma de 60 milhões de euros e outra de 40 milhões - pela obrigatoriedade de utilização de cookies
O regulador de privacidade de dados francês, o CNIL, multou dois gigantes da tecnologia com multas por forçar a utilização de cookies de rastreamento de publicidade nos dispositivos dos utilizadores. O CNIL anunciou que multou o Google LLC em 60 milhões de euros, mais 40 milhões de euros contra o Google Ireland. Esta multa cem milhões de euros é a maior multa já emitida pela CNIL. Ao mesmo tempo, a CNIL também confirmou que multou a Amazon Europe em 35 milhões de euros. O regulador francês explicou que impôs as multas tanto à Amazon quanto ao Google porque as empresas “colocaram cookies de publicidade nos computadores dos utilizadores a partir da página (amazon.fr/google.fr), sem obter consentimento prévio e sem fornecer dados adequados". O regulador considerou que ambas as empresas não explicaram claramente os cookies e como seriam utilizados, para além de não obterem o consentimento do utilizador, resultando em violações do Artigo 82 da Lei Francesa de Proteção de Dados. Ambas as empresas dispõem de três meses para a alteração dos banners informativos dos respetivos sites, sendo que o não cumprimento resulta numa multa adicional de cem mil euros por dia até ao seu cumprimento. |