Julgamento antitrust nos EUA sobre o monopólio da Google na tecnologia de publicidade digital começa a 9 de setembro de 2024
Esta semana, um juiz federal norte-americano agendou o início do julgamento com júri contra a Google para 9 de setembro de 2024, no âmbito de uma ação movida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e uma coalizão de estados. Em causa estão acusações sobre o abuso pela empresa do seu domínio na tecnologia de publicidade digital. Movida em janeiro de 2023, a ação acusa a Google de monopolizar o mercado de publicidade digital e prejudicar a concorrência. De acordo com o governo, a empresa deveria ser forçada a vender o seu pacote de gestão de anúncios. A Google negou as acusações, acrescentando que, se o processo judicial for bem-sucedido, isso “retardaria a inovação, aumentaria as taxas de publicidade e dificultaria o crescimento de milhares de pequenas empresas e editores”. O Departamento de Justiça, assim como Virgínia e outros estados norte-americanos, haviam solicitado uma data em julho para o julgamento de Alexandria, Virgínia. No entanto, Leonie Brinkema, juíza distrital dos EUA, afirmou numa ordem que um julgamento de verão apresentaria problemas logísticos. Além deste processo judicial, a Google enfrenta separadamente um julgamento em março de 2025 no tribunal federal dos EUA no Texas, onde Texas e outros estados estão a colocar em causa as práticas de tecnologia de publicidade da Big Tech. Num terceiro caso, aguarda-se que um juiz em Washington, D.C., ouça os argumentos finais no mês de maio no contexto de ações judiciais do Departamento de Justiça dos EUA, de Colorado e de outros estados sobre o domínio da Google no que diz respeito às pesquisas na web. |