O crescente dinamismo da sociedade, em muito devido às soluções globalizadas na cloud, em qualquer localização e qualquer dispositivo, tem impactado diretamente a atividade de organizações de todas as indústrias
Das mais simples às mais complexas, as tarefas diárias dependem de um conjunto de infraestruturas e equipamentos que sustentam o pleno funcionamento. A manutenção e a logística são decisivas na atividade, com influência direta sobre a eficiência e o sucesso das operações. Do lado do consumidor final, torna-se essencial um serviço com a garantia de qualidade – uma má experiência com uma marca pode levar um cliente a afastar-se por completo. Falhas na manutenção, no apoio ao cliente e no acompanhamento generalizado após a compra ou a subscrição estão entre os principais fatores de insatisfação em contratos de serviço. Este shift nas expetativas levou as organizações para um modelo em que a necessidade de mecanismos de manutenção e de gestão surge em todas as fases da criação de um produto ou serviço. É impensável para cada um de nós circular de automóvel sem a garantia do bom funcionamento da sinalização luminosa, tal como subir até ao escritório sem recorrer ao elevador. O mesmo se deve aplicar a cada operação de uma empresa, e a todas as tarefas em que se subdivide. Para garantir que as equipas de manutenção certas, devidamente equipadas e preparadas, se encontram no local certo, no momento certo, surge o conceito de Connected Field Services. Este tipo de tecnologia simplifica a manutenção e aprovisionamento de equipamentos, bem como os aspetos logísticos, permitindo reverter o tradicional formato de intervenção. Grande parte das equipas nesta área funciona de forma reativa: surgindo um erro, inicia-se o protocolo de reparação, o que pode comprometer a eficiência dos processos. Field Services toma partido desta sociedade permanentemente conectada, com soluções de cloud e de Internet of Things (IoT) cada vez mais avançadas, para elevar os índices de qualidade no serviço através de uma manutenção proativa, acompanhando a evolução dos modelos de negócio e otimizando recursos. É possível, já hoje, de forma proativa e relativamente acessível, implementar sistemas de alarmística sobre qualquer problema que possa inibir um serviço e a disponibilidade de equipamentos críticos para a operação de qualquer negócio bem-sucedido, bem como produzir ações rápidas para a sua intervenção técnica ou monitorização em tempo real. Atualmente, vemos organizações capazes de responder de forma proativa às necessidades dos clientes e ao funcionamento dos serviços. Com Field Services, os equipamentos estão interligados em tempo real, permitindo não só uma eficiente manutenção, mas também a avaliação exata de índices de performance e de utilização de recursos. Falamos de um sistema que minimiza o desperdício e reduz proativamente as interrupções de ordem técnica na atividade. Connected Field Services traduz-se também em aplicações práticas no quotidiano. Com acesso facilitado a sensores e redes de comunicação, operações como a gestão doméstica e os serviços de apoio ao cliente para os equipamentos eletrónicos contam já com os benefícios da IoT. As aplicações são ilimitadas, assim como os ramos de atividade que podem usufruir das suas vantagens. As organizações transitam, com Connected Field Services, de uma ação reativa para uma atitude proativa e sem erro em todas as suas operações, otimizando a sua performance e proporcionando uma experiência positiva ao cliente final.
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