Um estudo da EY revelou os desafios do digital no ecossistema português, através de uma análise dos comportamentos dos consumidores, economia digital, e inquéritos a líderes de opinião da área
Para 74% dos líderes de opinião, é preocupante a dificuldade de acesso a recursos humanos com competências em digital. Esta é uma das principais conclusões do estudo do Observatório EY: Portugal Digital, cujos resultados foram agora divulgados. 79% dos líderes de opinião em digital preocupa-se com a falta de investimento das empresas na experiência digital dos seus clientes, num contexto em que 86% dos portugueses usa regularmente smartphones ou tablet. 73% dos inquiridos manifestam preocupação quanto ao nível de acesso das empresas à sua informação pessoal, enquanto 42% dos líderes de opinião e 45% dos consumidores portugueses consideram que a economia digital nacional está atrasada em comparação com outros países desenvolvidos. A maioria considera ainda que os gestores de topo não têm conhecimentos suficientes sobre experiências digitais para que possam identificar as oportunidades que existem e definirem estratégias de sucesso suportadas no digital, refere a EY em comunicado. “Este estudo mostra-nos que a maioria dos portugueses já adotou um estilo de vida digital, utiliza intensivamente dispositivos móveis e procura incessantemente conteúdos online, particularmente através das redes sociais, mas também já com interesse no comércio eletrónico”, refere Bruno Padinha, EY Advisory Leader. Para o responsável, “estão-se a perder oportunidades de mercado e isso deve criar um sentido de urgência, no sentido de acompanhar a evolução dos consumidores para uma vida online”. |