Segundo um estudo realizado pelo IPAM, cerca de 61% dos internautas afirmam que o feedback sobre determinada marca no Facebook influencia sua a perceção e credibilidade sobre a mesma
A pesquisa levada a cabo por uma aluna e investigadora do IPAM teve como pergunta de partida "Qual a influência da presença das marcas no Facebook para o consumidor e qual é o impacto dessa perceção no processo de decisão de compra?". Com as respostas a esta pergunta, a investigadora procurou desvendar de que forma a presença das marcas na rede social Facebook – e a forma como estas se posicionam e se relacionam com o consumidor – determina ou influencia a intenção e decisão de compra. As conclusões demonstram que o Facebook tem cada vez mais peso entre os internautas, aumentando a influência de consumidores sobre consumidores, que partilham nas redes sociais as suas opiniões e experiências. Paralelamente, os consumidores utilizadores das redes sociais mostram-se mais confiantes em consumir determinada marca quando esta está presente no Facebook, utilizando a rede social como meio de pesquisa para as suas marcas prediletas. Assim, verifica-se que mais de 64% dos inquiridos utilizam o Facebook para conhecerem ou saberem mais sobre as marcas. O estudo atesta que a diferenciação entre produtos está na relação emocional que é estabelecida com os consumidores e que a força da marca está no que fica na mente do consumidor, mesmo quando não está na presença digital da mesma. Por outro lado, cerca de três quartos dos consumidores revelam que se uma marca não lhes der qualquer feedback pelo qual eles esperam, então a sua relação fica comprometida. |