Crescentes expectativas digitais de clientes e cidadãos impulsionam o investimento em tecnologia, conclui o estudo Client Global Insights 2017 da CGI
A CGI apresentou o seu estudo anual Client Global Insights de 2017, o qual demonstra a crescente urgência entre as empresas e os líderes tecnológicos para operar a transformação digital de modo a responder às expetativas digitais dos clientes e cidadãos. Os resultados apresentados também revelam que as organizações se encontram num ponto de transição na sua transformação digital, com os líderes a transitarem do planeamento para a execução das suas estratégias digitais. O estudo "2017 CGI Client Global Insights" inclui conclusões de conversas presenciais com mais de 1,300 líderes empresariais e tecnológicos num universo de 10 indústrias e 17 países para identificar as tendências que afetam as suas organizações e as implicações para o negócio. O relatório aponta três tendências. A primeira passa por uma maior urgência em tornar as organizações digitais, para responder às crescentes expetativas dos clientes, referido por 85% das empresas auscultadas, versus 71% em 2016. A maioria dos líderes já está a digitalizar os pontos de contacto e a implementar soluções de analytics para conhecer melhor os seus clientes e otimizar o seu negócio. Por outro lado, verifica-se a necessidade de proteger a organização dos crescentes riscos de ataques informáticos (sobe para 74%, versus os 62% registados em 2016). À medida que os requisitos para se tornarem mais digitais se intensificam, também a importância da cibersegurança aumenta, com este ponto a ser considerado de diferenciação. A última tendência diz respeito a um foco nos crescentes requisitos regulatórios, identificado por 62% dos participantes, versus os 51% de 2016. Em especial, os líderes relatam que a regulação de privacidade dos dados tem um alto ou muito alto impacto nas suas organizações. “As conclusões deste ano demonstram uma clara e acelerada necessidade para que os líderes em todas as indústrias que servimos se transformem para responder às necessidades digitais e às expectativas dos seus clientes e cidadãos”, afirma George D. Schindler, presidente e CEO. “À medida que as tendências se tornam mais pronunciadas, os líderes transitam da exploração para uma estratégia de mobilização em toda a organização – com 40% a terem uma estratégia digital transversal a toda a organização, uma subida face aos 12% registados em 2016”. Para alimentar a aceleração digital dos líderes, o papel dos dados assumiu um papel central, com 80% dos clientes a investir em advanced analytics para otimizar e crescer os seus negócios. Adicionalmente, os clientes estão também a investigar e experimentar rapidamente com tecnologias digitais, incluindo a automatização e inteligência artificial. No entanto, 81% dos executivos referem que a cultura e o talento – e capacitar o colaborador digital – constituem o principal desafio para se tornarem digitais. “De forma geral, o ritmo e abrangência da mudança têm vindo a acelerar. Os líderes de negócio e tecnológicos têm vindo a fazer investimentos para se tornarem organizações orientadas por dados para melhor otimizar o seu negócio atual e para desenvolver novos modelos de negócio, produtos e serviços digitais. Também se encontram a experimentar um leque de modelos organizacionais para se tornarem mais ágeis em toda a organização”, afirmou Mike Keating, Senior Vice-Presidente de Global Marketing e IP Strategy da CGI, e o executivo responsável pelo estudo Client Global Insights da CGI. “O que é importante relevar é que estas conclusões são mais do que meros dados. São o resultado de conversas aprofundadas com os nossos clientes que resultam em dados acionáveis para liderar as suas futuras estratégias e, de forma similar, continuar a definir os investimentos que efetuamos”. Nota: Embora esta nota de imprensa partilhe os dados globais do Client Global Insights da CGI, é importante referir que os líderes experienciam a transformação no contexto da sua indústria. Para agendar uma conversa com um representante da CGI e saber mais sobre os CGI Client Global Insights industry reports, agradecemos que nos contacte.
|