De acordo com a Mastercard, os cidadãos europeus estão a adotar cada vez mais a tecnologia contactless, sendo que um quarto destes quer ser capaz de utilizar os seus smartwatches, pulseiras, porta-chaves ou outro tipo de wearables para realizar pagamentos
Esta vontade dos europeus coincide com o crescimento exponencial dos pagamentos efetuados através de cartões contactless Mastercard e Maestro (mais 145% que no ano anterior), um resultado que reflete a adesão dos europeus a novos métodos de pagamento e que revela confiança na tecnologia contactless. Aliás, vale a pena sublinhar que a preocupação dos europeus com a fraude nesta forma de pagamento baixou 24 % em relação ao ano anterior, com a Holanda (-41%), a Espanha (-33%) e o Reino Unido (-31%) a liderarem a queda no que respeita a este tipo de preocupações nos respetivos mercados locais, nos quais os consumidores já utilizam de forma massiva este método de pagamento. Estes números são revelados no dia em que a Mastercard e o banco líder na Holanda, o ABN AMRO, apresentam um piloto para pagamentos através de wearables. O ABN AMRO será, aliás, um dos primeiros bancos a nível mundial a permitir pagamentos através de wearables. Neste projeto piloto vão participar 500 clientes do banco, de diferentes faixas etárias, e que vão poder testar pagamentos contactless através de wearables como anéis, relógios, pulseiras ou porta-chaves. “A confiança dos europeus no contactless é maior do que nunca, o que leva a Europa a ser líder global neste método de pagamento e reflecte, também, a procura dos consumidores por soluções inovadoras, como os wearables, que lhes proporcionem maior conveniência e rapidez no acto de pagarem as suas compras. A concretização de projectos piloto como este que estamos a fazer na Holanda são, também, fundamentais para impulsionar a capacitação dos consumidores na economia digital”, afirma Paolo Battiston, vice-presidente executivo de Pagamentos Digitais e da Mastercard Lab na Europa destaca que. A Mastercard tem vindo a trabalhar com diversos Bancos em toda a Europa para dar resposta a esta adesão sem precedentes aos pagamentos contactless, uma vez que os comerciantes também estão interessados em evoluir e dar resposta às expetativas dos consumidores ao nível dos pagamentos contactless com wearables. Os dados disponíveis mostram que em toda a Europa houve um crescimento de 42%, face ao ano anterior, no número de comerciantes que já aceita contactless, equivalendo a 38% do total das transações efetuadas em lojas. |