O aumento dos investimentos pretende melhorar a eficácia operacional e de recursos, reduzir o time-to-market e diferenciar os produtos
Quase 40% das empresas vão aumentar o seu investimento na digitalização em 2023, de acordo com dados de MCPRO. Setores como a energia, saúde, indústria, retalho, seguros e fintech vão apostar em soluções avançadas de big data e inteligência artificial para dar um novo passo em direção à personalização máxima dos seus produtos e serviços, avançar na segurança e privacidade dos seus dados e aumentar a sua velocidade de transação em grande escala, a deteção de fraudes, a automatização dos seus processos ou a manutenção preventiva e os omnipresentes chatbots, tal como destacado por este meio especializado em transformação digital. A avaliação coincide com a visão da Keepler Data Tech, que tem vindo a destacar a relevância de três fatores-chave da digitalização das empresas, nomeadamente a automatização de processos, a redução do time-to-market e a diferenciação de produtos. A abordagem de “Produto de Dados” está a ajudar as empresas a concentrarem-se neste tipo de soluções, altamente orientadas para resolver um desafio empresarial específico, com base nos seus próprios dados. Isto resulta num forte impacto comercial, de forma rápida, demonstrável e fiável. Por exemplo, em áreas como a melhoria da experiência do cliente, da produtividade dos empregados, a criação de novos produtos e o aumento da competitividade. Os especialistas da Keepler Data Tech afirmam que, para continuar a avançar neste processo, as empresas devem enfrentar cinco desafios a curto prazo.
Assim, a fim de responder aos desafios tecnológicos, a Keepler Data Tech afirma que as alianças com partners ou colaboradores tecnológicos especializados, que possuam conhecimentos e experiência, são uma prática cada vez mais difundida. Contudo, para que este desenvolvimento seja sustentável nas organizações, também requer um investimento em formação por parte das empresas e um esforço pessoal dos indivíduos para facilitar a aquisição de novas competências, bem como uma atitude aberta ao desenvolvimento e formação contínuos. |