Empresas interconectadas a ecossistemas expandiram-se mais em cinco trimestres do que nos últimos cinco anos

Organizações estão a conectar-se três vezes a mais Parceiros de negócio, consumindo mais do que o dobro da largura de banda de interconexão

Empresas interconectadas a ecossistemas expandiram-se mais em cinco trimestres do que nos últimos cinco anos

O estudo de mercado ‘Global Interconnection Index 2023’, publicado pela Equinix, revela que os constrangimentos na cadeia de fornecimento, assim como as atuais instabilidades no campo geopolítico e económico, não estão a ter um impacto negativo no investimento em infraestruturas digitais das empresas.

Pelo contrário: de acordo com a análise, as empresas mais interconectadas diretamente a Parceiros expandiram mais as operações digitais nos últimos cinco trimestres do que nos cinco anos anteriores. Isto significa que as empresas estão a conectar-se três vezes a mais Parceiros de negócio, consumindo mais do que o dobro da largura de banda de interconexão, que deverá atingir os 27.762+ terabits por segundo (Tbps) até 2025, ou seja, uma taxa de crescimento anual composta a cinco anos de 40%. Este valor representa largura de banda suficiente para suportar mais de 50 milhões de veículos autónomos.

Steve Madden, Vice-presidente de Digital Transformation & Segmentation da Equinix, acredita que “as organizações que prosseguem uma estratégia digital-first, investindo num modelo de negócio robusto e pensado para o futuro, interconectando-se a ecossistemas enriquecidos, estarão mais bem preparadas para se dimensionarem, adaptarem e prosperar”.

O estudo GXI 2023 apresenta ainda outras conclusões, entre elas a continuação do crescimento digital, com um aumento da largura de banda de interconexão; a interconexão a infraestruturas Edge a um ritmo 20% mais rápido; e a aceleração digital numa perspetiva mais sustentável, com 46% dos decisores de TI em Portugal a procurarem Parceiros para cumprirem as metas ambientais.

No caminho digital, o estudo prevê que 90% das empresas da Fortune 500 irão tornar-se provedores digitais até 2025, vendendo e consumindo serviços digitais.

De acordo com Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, “um terço dos líderes digitais em Portugal prossegue os seus planos de expansão, apesar das restrições económicas e das interrupções na cadeia de abastecimento, continuando a sua transformação digital através de uma estratégia digital-first”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.