Estudo da Accenture avaliou a capacidade das empresas se voltarem para novas oportunidades e os benefícios que daí advêm, identificando os fatores que contribuem para uma inovação bem-sucedida.
De acordo com o estudo da Accenture “Make Your Wise Pivot to the New”, a maioria (54%) dos C-level executives esperam que, pelo menos, metade das receitas da sua empresa advenha de novas atividades de negócio nos próximos três anos. No entanto, apenas 33% dos inquiridos afirmam que mais de metade das receitas atuais da sua empresa resultam de negócios iniciados nos últimos três anos. As Rotation Masters seguem três medidas, segundo o estudo. Em primeiro lugar, constroem uma maior capacidade de investimento através da revitalização do seu core business: 76% das Rotation Masters afirmam ter capacidade de investimento suficiente para transformar o seu legacy business - nas outras empresas a média é de 49%. Além disso, 70% das Rotation Masters têm capacidade de investimento suficiente para escalar novos negócios, face a apenas 46% das outras empresas. Por outro lado, 76% das Rotation Masters combinam os recursos que potenciam a inovação sob uma determinada função, além de concentrarem as decisões de investimento sob a mesma liderança, o que as torna mais capazes para identificar e comercializar ideias com elevado potencial. Além do mais, 79% das Rotation Masters afirmam que é fundamental colaborar com uma vasta rede de parceiros e clientes para apoiar as suas estratégias de inovação, em comparação com 66% das outras empresas. Por último, as Rotation Masters criam sinergias entre o seu core business e as novas abordagens ao negócio, avaliando o impacto potencial das novas atividades. Mais de metade (60%) percebem o potencial que as novas atividades de negócio têm na remodelação da cultura do seu core business. Metade das Rotation Masters reconhecem também o potencial do cross-selling entre o core business e as novas atividades de negócio, face a 29% das outras empresas. A aquisição de talento e o investimento em ativos diferenciados também é apontada como fundamental para o investimento em novos negócios. A Accenture recomenda também uma transformação cultural ao nível do core business, através da aplicação de novas competências, como, por exemplo, o recrutamento de data scientists. |