Em 2020, 41% das receitas das empresas serão provenientes do digital

De acordo com o "2016 CIO Agenda", da Gartner, as organizações que estão a ter dificuldades em transformar-se digitalmente deverão criar uma visão para sua própria indústria

Em 2020, 41% das receitas das empresas serão provenientes do digital

As previsões da Gartner apontam para que, em 2020, 41% das receitas das empresas sejam provenientes do digital, o dobro de 2015. Porém, em pleno 2016 muitas organizações não iniciaram ainda esse processo.

"As organizações podem transformar-se ao explorarem momentos de negócio ou ao utilizarem capacidades digitais para entrarem ou criarem novos mercados, como a Airbnb e a Uber fizeram", refere Jorge Lopez, vice president e distinguished analyst na Gartner. "Contudo, muitas empresas vão considerar mais fácil começar através da criação de uma visão para o negócio digital da sua própria indústria. Esta abordagem permite que a empresa incline os fundamentos da competição a seu favor, sem limitar o negócio digital a sequências restritas de eventos, se comprometa com um projeto de construção vasto".

Para conseguirem executar esta abordagem, os CIOs responsáveis pelo negócio digital deverão ter a noção dos desafios inerentes à implementação de uma nova visão.

"Em termos gerais, uma visão da indústria mostra como os negócios poderiam ser se as empresas utilizassem todo o potencial da Internet Of Things (IoT) e das smart machines", salienta Jorge Lopez. "Para indústrias que possuam grandes ativos, as tecnologias digitais podem automatizar operações em grande escala- não apenas em processos individuais, mas em operações completas. A produtividade dará um salto a partir do momento em que a automação inteligente tome decisões melhores e mais rápidas, e produza mais com menos custos, menos ativos e menos interrupções. Ao mesmo tempo, a produção otimizada irá reduzir o impacto ambiental da empresa".

Quatro pilares fundamentais para a construção de uma visão

A Gartner identifica quatro pilares fundamentais para as empresas construírem a sua visão: conceito, capacidades, ativos e investigação.

No que diz respeito ao "conceito", a analista baseia-se no exemplo de uma fábrica de peças de automóveis, que faculta a possibilidade das lojas de reparações imprimirem tridimensionalmente partes de plástico, ou outros compósitos, em vez de terem de as encomendar e esperar pelas encomendas. Assim, a fábrica não teria de comprar os matérias-primas, gerir os fornecedores, fabricar as partes e distribuí-las aos grossistas. Porém, embora os custos da empresas diminuíssem, outros desafios iriam surgir, relacionados com a criação de uma descrição digital coerente para cada parte de modo a garantir que as lojas de reparação têm os equipamentos certos, o know-how necessário e o material para imprimir as peças.

As "capacidades" são, segundo a Gartner, fundamentais para que as empresas tenham um novo conjunto de skills que permitam que o negócio digital funcione. Seguindo o exemplo anterior, o fabricante de peças teria de endereçar o mercado de impressão 3D de uma forma completamente nova e para uma audiência também ela nova, o que implicaria facultar formação a todos os agentes envolvidos neste segmento. Contudo, é possível para as empresas desenvolverem certas capacidades internamente (um departamento de IT capaz de criar ficheiros de impressão 3D). A Gartner diz que, por outro lado, as empresas terão sempre de celebrar parcerias com outras empresas da área da impressão 3D.

Os ativos das empresas também precisam ser desenvolvidos e reformulados de acordo com as novas competências que são adquiridas pela organização. Com uma nova abordagem, as empresas tornar-se-ão mais competitivas, porém, terão também de apostar fortemente na propriedade intelectual dos seus recursos humanos, o que se pode tornar um obstáculo.

Por fim, a Gartner adverte que o negócio digital não é algo estático e que a sua tendência é a de expandir-se para novas áreas. Desta forma, torna-se imperativo que as empresas mantenham ativo um programa de investigação concebido com a capacidade de experimentar todas as possibilidades do negócio digital. A exploração destas possibilidades traz consigo a necessidade de novas tecnologias e, nesse sentido, a necessidade de parcerias nesta área.

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