O Portal da Queixa realizou um estudo sobre o estado do e-commerce em Portugal e constatou que mais de 90% dos portugueses inquiridos já compraram online. Equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens são o que os consumidores mais compram
O estudo do Portal da Queixa revelou que a esmagadora maioria dos consumidores inquiridos (92%) já adquiriram algum tipo de produto ou serviço pela internet, sendo que, a faixa etária superior aos 59 anos é a que menos compra online, em comparação com os restantes grupos. Apenas 8% dos inquiridos não o fez e revela reticência em comprar online, apontando como principais motivos a falta de confiança em realizar pagamentos através da internet, o facto de não encontrarem a oportunidade ideal e a falta de confiança na entrega do produto. Sobre a frequência, quase metade dos inquiridos (44%) revelaram realizar compras online entre duas a seis vezes por ano. Quanto menor a idade, maior é a frequência de compras online, conclui o estudo. Quanto às preferências dos portugueses, o Portal da Queixa verificou que equipamentos eletrónicos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens são os produtos mais procurados. Os consumidores com menos de 40 anos são os que optam por comprar produtos e serviços mais diferenciados como viagens de avião, comboio e camioneta; bilhetes de cinema, concertos, eventos desportivos e espetáculos; livros escolares e de leitura; mobiliário e decoração, entre outros. Os homens preferem a compra de equipamentos eletrónicos, jogos online e apostas, seguros e aluguer de veículos, e, por sua vez, as mulheres compram mais acessórios de moda e beleza, livros, artigos em hipermercados, decoração e artigos relacionados com a puericultura. A referência bancária e o cartão de crédito são os métodos mais utilizados, ficando em segundo lugar a transferência bancária e o Paypal. Os homens são o grupo que paga mais com cartão de crédito, Paypal e MB Way enquanto as mulheres tendem a preferir a referência bancária. Ao mesmo tempo que os portugueses aderem cada vez mais às compras online, verifica-se também um aumento significativo do número de reclamações associadas a esta prática. Nos primeiros seis meses do ano, chegaram ao Portal da Queixa mais de 3.900 reclamações dirigidas ao comércio online, o que equivale a cerca de 22 reclamações por dia. O estudo de âmbito nacional sobre e-commerce foi efetuado entre 14 e 28 de junho de 2018, obteve um total de 5300 respostas (59% do sexo masculino e 41% do sexo feminino). |