Dados da Salesforce mostram que o e-commerce cresceu em todo o mundo, impulsionado pelo aumento do tráfego online e pelo crescimento dos gastos online dos consumidores
As receitas digitais globais cresceram 58% no primeiro trimestre de 2021, impulsionadas pela combinação do crescimento geral do tráfego online (27%) e o aumento dos gastos dos consumidores em sites (31%). Esta é uma das principais conclusões do Q1 Shopping Index da Salesforce, que analisa como a pandemia global continua a moldar e a influenciar o comportamento de compra dos consumidores em todo o mundo. Com dados recolhidos de mais de mil milhões de compradores no primeiro trimestre de 2021, e fazendo uma comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento global na indústria do comércio digital tem sido impulsionado pela pandemia e os bloqueios resultantes do confinamento. O relatório destaca também a utilização dos dispositivos móveis, cujo tráfego mais do que duplicou face aos computadores, onde também houve um aumento do tráfego, embora menos expressivo. O gasto médio global também aumentou, em comparação com 2020, embora tenha caído em todo o mundo desde o segundo semestre do último ano. No que se refere às categorias de produto que obtiveram um maior crescimento no primeiro trimestre de 2021 (Q1 2021 vs Q1 2020), destacam-se os artigos desportivos (101%), eletrodomésticos (96%) e malas de luxo (95%). As categorias que apresentaram um menor crescimento neste período foram as de roupa desportiva (42%), decoração e artigos para o lar (40%) e bolsas e malas comuns (8%). Com os retalhistas e os consumidores a utilizarem os canais online em resposta à pandemia, os dados do primeiro trimestre indicam que os hábitos formados ao longo do ano e durante o período de férias de 2020 vieram para ficar. Com alguns países a reabrirem e a darem seguimento às suas medidas de desconfinamento, retalhistas e empresas terão de repensar o papel da loja, e como esta pode servir como uma componente fundamental da experiência de compra digital em 2021. “O crescimento do comércio digital durante o primeiro trimestre é um sinal de que os retalhistas necessitam de continuar a dimensionar os seus investimentos no digital, enquanto reorientam a experiência em loja. Em última análise, as lojas devem oferecer um equilíbrio entre experiências imersivas e sem contacto, para dar resposta às diferentes necessidades dos consumidores”, explica Rob Garf, VP and GM, Retail da Salesforce. |