Departamento de Justiça dos EUA processa Google por abuso de posição dominante na publicidade digital

Segundo a ação judicial, a Google monopoliza vários produtos tecnológicos de publicidade digital, violando as Secções 1 e 2 do Sherman Act

Departamento de Justiça dos EUA processa Google por abuso de posição dominante na publicidade digital

O Departamento de Justiça (DoJ, na sua sigla em inglês) e oito estados norte-americanos anunciaram que vão avançar com uma nova ação judicial contra a Google, tendo por base o seu domínio no mercado da publicidade online.

O DoJ disse que, “juntamente com os Procuradores-Gerais da Califórnia, Colorado, Connecticut, Nova Jérsia, Nova Iorque, Rhode Island, Tennessee e Virgínia, instaurou um processo civil antitrust contra a Google por monopolizar vários produtos tecnológicos de publicidade digital em violação das Secções 1 e 2 do Sherman Act”.

É de notar que a Google já está a enfrentar investigações, processos e sanções noutros países por abuso de posição dominante no mercado de publicidade online, sendo acusado de prejudicar a concorrência. A denúncia alega que a Google monopoliza as principais tecnologias de publicidade digital, coletivamente referidas como “ad tech stack”, das quais os editores de websites dependem para vender anúncios e nas quais os anunciantes confiam para comprar anúncios e chegar a potenciais clientes.

A denúncia de hoje alega que a Google usou condutas anti concorrência, excludentes e ilegais para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital”, disse o procurador-geral Merrick B. Garland. “Não importa a indústria e não importa a empresa, o Departamento de Justiça vai aplicar vigorosamente as leis antitrust para proteger os consumidores, salvaguardar a concorrência e garantir justiça económica e oportunidades para todos”, disse.

As práticas anti concorrência incluem a aquisição de competidores, forçar a adoção das ferramentas da Google, a distorção da competição de leilões, e sua manipulação. De acordo com o DoJ, em resultado do monopólio, a Google arrecadou, em média, mais de 30% das receitas de publicidade digital através dos seus produtos tecnológicos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.