DeepSeek reforça aposta na inteligência artificial open source

A DeepSeek vai disponibilizar publicamente o código dos seus modelos. Uma ação que, de acordo com a startup chinesa, reforça o compromisso com a transparência e a inovação em IA

DeepSeek reforça aposta na inteligência artificial open source

A DeepSeek anunciou que irá abrir cinco repositórios de código-fonte na próxima semana. A decisão, divulgada na rede social X, foi descrita pela empresa como um “progresso pequeno, mas sincero”, sublinhando o compromisso com a transparência no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA).

A DeepSeek ganhou destaque no setor de IA ao lançar, no mês passado, o modelo de raciocínio R1, uma alternativa open source que rivaliza com sistemas ocidentais em desempenho, mas com custos de desenvolvimento reduzidos. A abordagem da empresa contrasta com a maioria das tecnológicas chinesas e norte-americanas, que apostam em modelos fechados. O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, afirmou anteriormente que a empresa não prioriza a comercialização dos seus modelos, defendendo que o código aberto tem um impacto cultural significativo.

Além do open source, a DeepSeek apresentou recentemente um novo algoritmo, o Native Sparse Attention (NSA), concebido para otimizar o treino e a inferência de modelos de contexto longo.

A popularidade da empresa tem vindo a crescer rapidamente, tornando-se no serviço de chatbot mais utilizado na China, com 22,2 milhões de utilizadores ativos diários a 11 de janeiro, segundo dados do Aicpb.com.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.