As vendas online nas cinco maiores economias europeias vão crescer 7,8% ao ano, com as vendas de comércio eletrónico a representar 21% do retalho até 2029
As vendas de comércio eletrónico nas cinco maiores economias da Europa – França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido – vão crescer a uma taxa composta anual de 7,8% nos próximos cinco anos, de acordo com uma previsão do relatório intitulado “Europe-5 Online Retail Forecast, 2024 to 2029” da Forrester. O estudo revela que em 2024, as vendas online nestes mercados irão totalizar 389 mil milhões de euros, devendo atingir 565 mil milhões de euros até 2029. A participação das vendas online no total do retalho nestes países passará de 16% para quase 21% ao longo deste período. A Forrester prevê também que o comércio tradicional desacelere de forma significativa, com as vendas offline a crescerem a uma taxa anual composta de apenas 1,7% até 2029, em comparação com 8,9% em 2022. Esta mudança deve-se à adaptação dos consumidores às compras online, uma tendência acelerada após a pandemia de COVID-19, quando a preferência pelas compras à distância aumentou substancialmente. O relatório aponta que a recuperação das vendas não essenciais será impulsionada pela diminuição da inflação e pela melhoria das condições económicas. Setores como a moda e eletrónicos deverão ter um crescimento renovado no ambiente online. O crescimento das plataformas de comércio eletrónico transfronteiriço, como AliExpress e Shein, também será um fator relevante, impulsionando ainda mais a digitalização da região. Jitender Miglani, analista principal da Forrester, afirma que as empresas devem investir em plataformas digitais avançadas para responder à crescente procura online, adotando estratégias omnicanal que ofereçam uma experiência personalizada aos consumidores. Segundo o especialista, “alcançar a experiência certa do cliente, tanto online quanto offline, ditará o domínio do mercado na próxima década”. |