Crescimento das vendas de comércio eletrónico na Europa deve superar os 7% até 2029

As vendas online nas cinco maiores economias europeias vão crescer 7,8% ao ano, com as vendas de comércio eletrónico a representar 21% do retalho até 2029

Crescimento das vendas de comércio eletrónico na Europa deve superar os 7% até 2029

As vendas de comércio eletrónico nas cinco maiores economias da Europa – França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido – vão crescer a uma taxa composta anual de 7,8% nos próximos cinco anos, de acordo com uma previsão do relatório intitulado “Europe-5 Online Retail Forecast, 2024 to 2029” da Forrester.

O estudo revela que em 2024, as vendas online nestes mercados irão totalizar 389 mil milhões de euros, devendo atingir 565 mil milhões de euros até 2029. A participação das vendas online no total do retalho nestes países passará de 16% para quase 21% ao longo deste período.

A Forrester prevê também que o comércio tradicional desacelere de forma significativa, com as vendas offline a crescerem a uma taxa anual composta de apenas 1,7% até 2029, em comparação com 8,9% em 2022. Esta mudança deve-se à adaptação dos consumidores às compras online, uma tendência acelerada após a pandemia de COVID-19, quando a preferência pelas compras à distância aumentou substancialmente.

O relatório aponta que a recuperação das vendas não essenciais será impulsionada pela diminuição da inflação e pela melhoria das condições económicas. Setores como a moda e eletrónicos deverão ter um crescimento renovado no ambiente online. O crescimento das plataformas de comércio eletrónico transfronteiriço, como AliExpress e Shein, também será um fator relevante, impulsionando ainda mais a digitalização da região.

Jitender Miglani, analista principal da Forrester, afirma que as empresas devem investir em plataformas digitais avançadas para responder à crescente procura online, adotando estratégias omnicanal que ofereçam uma experiência personalizada aos consumidores. Segundo o especialista, “alcançar a experiência certa do cliente, tanto online quanto offline, ditará o domínio do mercado na próxima década”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.