O Infor Costumer Day Portugal 2019 aconteceu em Coimbra, no passado dia 21 de novembro. Entre novidades e atualizações de serviços, os oradores convidados debateram o caminho para a cloud e o fim anunciado da integração on-premises
A presença em 120 países, os 68 mil clientes e o “grande crescimento na ida para a cloud” - 60% crescimento do SaaS de 2018 para 2019 – criou a possibilidade de se fidelizarem mais 500 novos clientes este ano. Mas ainda não chega: “no futuro vamos acrescentar mais algoritmos e ciência às nossas suites”, referiu Laurent Jacquemain, VP Sales Southern Europe da Infor, que lembrou igualmente que a Infor “não entrega produtos que sirvam a todas as empresas”, adaptando-se à especificidade das indústrias em que opera. Apesar de continuarem a “entregar produtos da Infor on-premises”, o responsável deixa claro que, eventualmente, esta deixará de ser uma aposta necessária e a questão “não é se tenho de ir para a cloud ou não, é quando”, diz. José Velázquez, Managing Director Iberia, assinala que a Infor tomou “a decisão de apostar em Portugal para fazer crescer o negócio” e a aposta é vencedora. Na estratégia ibérica há três áreas de foco principais, assinala: cloud suites, produtos edge e ecossistema. Se em Portugal existe “a mentalidade de que ter o servidor debaixo da secretária” é mais seguro, Paulo Rosa, Senior Account Manager da empresa, garante que “com a Amazon [Web Services] está mais”. Também, refere, os “custos garantidamente inferiores” são outros benefícios a ter em conta ao escolher a Infor. A nova estratégia da InforÀ implementação tradicional junta-se a novidade dos implementation accellerators, já existindo 22, divididos por indústria, que prometem implementação “bastante mais curta e custos reduzidos” – estes aceleradores são dirigidos às empresas com maior capacidade de otimização. Roy Forsyth, Solution Director, focou a importância da inteligência artificial na sua apresentação. Apresentando o Infor OS, Coleman e Data Lake, o responsável diz não conseguir “dizer se os teclados existirão daqui a cinco anos”, num momento em que os comandos por voz vão ficando cada vez mais sofisticados e cuja adoção vai aumentando. Sob a premissa da importância da inteligência artificial, uma reflexão sobre as novas tecnologias adotadas pela Infor desemboca em “oito pilares, ou componentes, do Infor OS”. São estes a User Experience, Integração/iPaaS, Segurança, Extensibilidade/PaaS, Gestão de Dados, Inteligência Artificial, IoT e Digital Governance. O caminho inevitável para a cloudA IT Insight conversou com Artur Ribeiro, IT Manager da Lankhorst Euronete Portugal e responsável pelo grupo de utilizadores do Infor LN, sobre as oportunidades que o software LN criou ao negócio da empresa do setor fabril. “O grupo já é cliente da Infor há mais de vinte anos”, refere, e nos “últimos cinco/seis anos” tem havido uma transformação significativa na plataforma utilizada pela Lankhorst Euronete Portugal, sediada no norte do país. “Soluções de gestão de armazém, mobilidade dentro da fábrica e reporting” são algumas das vantagens oferecidas pela Infor a este cliente, incluídas num “pacote” completo que ajuda à gestão de ativos da empresa. O encontro em Coimbra focou, por diversas vezes, a importância da jornada para a cloud na estratégia da Infor, mas a Lankhorst mantém-se on-premises “a 100%”. A transição para a cloud é “uma discussão em aberto”, mas não acontecerá já. Até à atualização para o Infor LN 10.7 – a empresa usa ainda a versão 10.4 –, que já permite mais mobilidade para transitar processos para a nuvem, a movimentação fica em suspenso. “Perder o controlo da base de dados” é o principal obstáculo apontado por Artur Ribeiro que, simultaneamente, admite que “evidentemente esse passo [para a cloud] vai ser dado”, “inevitavelmente”.
A IT Insight foi Media Partner o Infor Costumer Day 2019 |