Ainda que os consumidores possam estar a gastar os mesmos valores totais do que em 2021, o aumento do preço médio de venda significa que os consumidores estão a comprar menos
A Gartner tem vindo a monitorizar e a entrevistar consumidores regularmente para sentir o pulso às alterações nos hábitos de consumos e de adaptação à inflação. De acordo com a empresa, uma das tendências são os cupões. Os consumidores estão a gastar os mesmos valores que gastavam em 2021; no entanto, o valor médio de venda tem vindo a aumentar, o que significa que ou estão a comprar menos ou que compram menos produtos pelo mesmo valor anteriormente gasto. Longe vão os tempos de cortar cupões. O crescimento do digital, das ferramentas de comparações de preços e de procura de cupões tem vindo a aumentar e são as ferramentas escolhidas para combater a inflação. Segundo o estudo da Gartner, contando com as várias gerações, mais de 30% dos consumidores estão a utilizar ferramentas para procurar cupões e de comparações de preços para combater a inflação. As gerações mais novas estão mais propensas à utilização deste tipo de ferramentas em comparação com as gerações mais velhas. A Gartner indica que os profissionais de marketing digital “precisam de considerar como lidar com a mudança no comportamento do consumidor relacionada com a inflação através do reinvestimento e foco em descontos. As ferramentas associadas devem ser altamente reconsideradas. A adoção de ferramentas digitais relacionadas com a economia de preços não pode ser ignorada”. |