A organização europeia apresentou a queixa alegando que a tecnológica norte-americana monopoliza a publicidade online, favorecendo os seus serviços
O Conselho Europeu de Editores – European Publishers Council (EPC) – apresentou uma queixa contra a Google à Comissão Europeia (CE), relativamente ao negócio de publicidade digital. Em causa, estão alegadas práticas anti concorrência, que monopolizam a publicidade online para favorecer os serviços da tecnológica norte-americana. A EPC, da qual faz parte o grupo Impresa, pediu que a CE responsabilizasse a Google pela sua conduta. É de notar que a CE abriu uma investigação em junho para averiguar se a Google favorece os seus próprios serviços de display de publicidade, em detrimento dos concorrentes, anunciantes e editores online. "Já é altura de a Comissão Europeia impor à Google medidas que realmente mudem, e não apenas desafiem, o seu comportamento", afirma Christian Van Thillo, Chairman do EPC, pelo que o comportamento da Google estará a causar danos consideráveis aos restantes atores do mercado, com menos transparência e inovação. A Google faturou 147 mil milhões de dólares em receitas de publicidade digital em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo, indica a Reuters. "A Google alcançou o controlo final da cadeia de valor da tecnologia de anúncios, com quotas de mercado até 90-100% em segmentos da cadeia de tecnologia de anúncios", completa. "Quando os editores escolhem usar os nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maioria das receitas e todos os anos pagamos milhares de milhões de dólares diretamente aos parceiros editoriais na nossa rede de anúncios", disse um porta-voz da Google, citado pela Reuters. |