China reforça controlo a fornecedoras de rede

O regulador do mercado chinês lançou uma lista de responsabilidades para aquelas que considera "plataformas super grandes" de rede

China reforça controlo a fornecedoras de rede

Num esforço de reforçar a supervisão do setor tecnológico, o regulador do mercado chinês elaborou uma longa lista de responsabilidades para as plataformas de internet do país. Em comunicado, a State Administration for Market Regulation (SAMR) definiu o que considera “plataformas super grandes” e disse o que é esperado das plataformas a nível de proteção de dados, tratamento dos trabalhadores e concorrência. 

O regulador considera plataformas super grandes aquelas que têm mais de 50 milhões de utilizadores, uma vasta gama de tipos de negócios e um valor de mercado de mais de 16 mil milhões de dólares, como o Grupo Alibaba, a Tecent Holdings e a Meituan. 

O regulador disse que as grandes plataformas devem respeitar o princípio da justiça na oferta de serviços e abrir os serviços a outros operadores. Além disso, afirma que não devem obter dados sem o consentimento dos utilizadores e devem ser transparentes na utilização da big data para recomendar produtos. 

As medidas do SAMR estão relacionadas com um amplo plano de controlo de todas as tecnologias e  plataformas de rede chinesas. Segundo a SAMR, as indicações são provisórias e estão abertas para consulta até dia 8 de novembro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.