Segundo o Gartner CEO and Senior Business Executive Survey de 2018, os CEO priorizam cada vez mais o negócio digital como forma de impulsionar o crescimento, com 62% dos inquiridos a afirmar terem uma iniciativa de transformação ou otimização digital em ação nas suas empresas
O crescimento está no topo da lista das principais prioridades empresariais dos CEO em 2018 e 2019, de acordo com um estudo recente sobre CEOs e executivos seniores da Gartner. Contudo, o estudo descobriu que, à medida que o crescimento simples e implementável se torna mais difícil de alcançar, os CEOs estão a concentrar-se na mudança e atualização da estrutura das suas empresas, incluindo uma compreensão mais profunda do negócio digital. "Embora o crescimento continue a ser a maior prioridade dos CEO, houve uma queda significativa nas menções simples neste ano, de 58% em 2017 para apenas 40% em 2018. Isso não significa que os CEO estejam menos focados no crescimento, mas apenas que estão a mudar a perspectiva de como o conseguir", disse Mark Raskino, vice-presidente e Gartner Fellow. "A categoria 'corporativa', que inclui ações como novas estratégias, parcerias corporativas e fusões e aquisições, aumentou significativamente para se tornar a segunda maior prioridade". Quando questionados sobre a existência de uma iniciativa de administração ou programa de transformação nas suas empresas para tornar os seus negócios mais digitais, 62% responderam afirmativamente. Destas organizações, 54% disseram que o seu objetivo de digital business é transformativo, enquanto 46% disse que o objetivo é a otimização. Quando lhes foi pedido que descrevessem as suas cinco principais prioridades, o número de inquiridos que mencionaram a palavra “digital” tem crescido de 2.1% em 2012 para 13.4% em 2018. Esta atitude positiva em relação ao negócio digital é suportada pelo foco contínuo dos CEO em investir no IT. 61% dos inquiridos tencionam aumentar o investimento no IT em 2018, enquanto 32% não planeia fazer nenhuma mudança e apenas 7% tenciona fazer cortes. O IT mantém-se uma prioridade de topo, em terceira posição, e os CEO mencionam transformação digital em particular. A força laboral tem subido na lista rapidamente para se tornar a quarta maior prioridade, uma mudança significante do sétimo lugar que mantinha em 2017. O número de CEOs que mencionam a força laboral nas suas prioridades de topo cresceu de 16 para 28%. Quando questionados sobre os seus maiores obstáculos internos ao progresso do digital business, problemas relacionados com os colaboradores e escassez de talentos foram apontados como os principais.
CEO reconhecem necessidade de transformação culturalA mudança cultural é um aspecto fundamental da transformação digital. O estudo da Gartner concluiu que esta é uma preocupação de alta prioridade para os CEO, mas apenas 37% afirmaram que é necessária uma mudança cultural significativa ou profunda até 2020. No entanto, quando se compara as empresas que têm uma iniciativa digital em andamento com as que não têm, a proporção de necessidade de mudança de cultura sobe para 42%. “Os resultados do inquérito revelam que se a empresa tem uma iniciativa digital, então a necessidade reconhecida da mudança cultural é maior", disse Raskino. “Os tipos de mudança cultural mais importantes que os CEO tendem a fazer incluem tornar a cultura mais produtiva, colaborativa, inovadora, capacitada e costumer-centric. Estas também valorizam mais a transição para uma cultura mais digita e tech-centric.” |