Bancos devem adotar cultura centrada no cliente

Além disso, segundo o “Estudo da Banca”, da Xpand IT, é crucial que os bancos abracem estratégias disruptivas e modernizem a arquitetura dos negócios

Bancos devem adotar cultura centrada no cliente

Um novo estudo indica que é crucial que os bancos adotem uma cultura ‘customer-centric’, abracem estratégias disruptivas e modernizem a arquitetura dos negócios. Os dados da terceira edição do “Estudo da Banca”, da Xpand IT, este ano dedicado ao tema “Como progredir na incerteza?”, indicam que, no atual clima económico, os clientes reclamam dos seus bancos um acompanhamento personalizado e omnicanal, que os ajude a navegar pela inflação.

O setor bancário ainda sente alguns efeitos da pandemia, tal como sente efeitos dos conflitos geopolíticos. A inflação tem levado a que algumas pessoas não consigam cumprir as suas obrigações financeiras e, por outro lado, alguns bancos também não conseguem adaptar à nova realidade, tendo falta de agilidade ou incapacidade para atender às necessidades de um cliente da era digital”, afirma Sérgio Viana, Partner and Digital Xperience and User Experience Lead na Xpand IT. 

O estudo dedica-se a identificar as várias tendências, desafios e oportunidades que podem representar o futuro da Banca. A Inteligência Artificial (IA) tornou-se um ativo importante para o setor bancário, e espera-se que 2023 seja o ano determinante na sua adoção. A Embedded Finance está a revolucionar os serviços financeiros, transformando-os num serviço personalizado e relevante que se adapta às necessidades de cada cliente.

A adoção de metodologias ágeis é, ainda, uma tendência que permite aos bancos melhorar a sua competitividade e representar uma constante na vida dos clientes. Por último, as Finanças Descentralizadas (DeFi) que ao permitirem o uso de blockchain e de open-source code, oferecem vantagens como a eliminação de intermediários, a redução dos custos de transação e a criação de novos serviços financeiros, mais acessíveis, transparentes e seguros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.