As competências digitais mais valorizadas pelas organizações

Saber interagir no digital é indispensável e, como tal, as organizações procuram os colaboradores com competências - algumas relativamente simples - na área

As competências digitais mais valorizadas pelas organizações

Se há um facto que sai evidenciado da pandemia é que saber interagir no digital é indispensável. Seja para acompanhar as tendências do mundo, ou para contactar com quem não podemos estar fisicamente, perceber como navegar no online é hoje fundamental.

Depois desta capacidade, nomeadamente entre equipas, ter sido posta à prova de forma tão intensa, a literacia digital tornou-se alvo de foco e de investimento. Tendo em conta este foco, a Páginas Amarelas indica cinco competências de literacia digital fundamentais nas empresas, nomeadamente:

  1. Organizar o e-mail: é uma competência básica, mas que tem o potencial de maximizar a produtividade. Em termos profissionais, o e-mail é uma das plataformas mais utilizadas, pelo que deve existir destreza dos colaboradores a usá-la, inclusive na organização de informação na plataforma. Por exemplo, através de marcadores dedicados a cada temática interna de trabalho;
  2. Usar ferramentas colaborativas: com a nova realidade digital, a tendência é cada vez menos física e mais online. No caso do armazenamento de informação, é essencial saber utilizar um sistema em rede, por norma na cloud, que pode ser acedido em qualquer momento e lugar, e por várias pessoas;
  3. Realizar videoconferências: a capacidade de agendar e participar em reuniões a partir de plataformas online representou uma forma de nos aproximarmos ao estarmos longe durante a pandemia; ao longo deste ano foi possível ver a difícil adaptação de vários setores a esta competência digital;
  4. Fazer pesquisas: saber usar corretamente motores de pesquisa, como o Google, e cruzar a informação recolhida, permite desenvolver um olhar crítico sobre o que a internet devolve, que nem sempre é 100% fiável;
  5. Zelar pela cibersegurança: associado ao ponto anterior, a proteção no espaço online, seja ao não clicar em links duvidosos ou não colocar informação pessoal em locais não protegidos, são capacidades não intuitivas e que devem ser ensinadas.

Ao investir na formação de competências digitais, as empresas conseguem extrair benefícios: de um ponto de vista externo, cria-se uma vantagem competitiva, que pode ser comunicada por ações de marketing ou de relações públicas. Internamente, existe um aumento da motivação dos colaboradores, ao sentirem-se apoiados pela empresa no seu desenvolvimento.

A literacia digital é hoje, não uma opção, mas uma obrigatoriedade na realidade empresarial. A Páginas Amarelas acredita que o caminho para o futuro é digital, logo, a agência leva a cabo a sua missão de ajudar PMEs portuguesas a crescer, ao garantir que maximizam o seu potencial através do online

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.