Apoio informático ineficiente perturba produtividade e motivação

Estudo conclui que, num período em que se verifica a ascensão da inteligência artificial, o apoio informático deve manter a interação humana para satisfação e produtividade dos colaboradores

Apoio informático ineficiente perturba produtividade e motivação

Nove em cada dez colaboradores (87%) reconhece que a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel positivo para os ajudar a manter a produtividade, enquanto oito em cada dez (81%) prefere soluções mistas de IA e interação humana, de acordo com um estudo da Lenovo.

Um novo estudo global revela que a maioria dos 12 mil profissionais inquiridos (91%) acredita que seriam mais produtivos sempre que as suas questões de TI no trabalho fossem resolvidas rápida e eficazmente. 74% dos entrevistados afirma que um fraco apoio informático já chegou a diminuir a sua motivação no trabalho. Os resultados mostram que é necessário um sistema de apoio informático eficiente e eficaz para alimentar a mão-de-obra híbrida dos dias de hoje.

Os respondentes veem como principais pontos positivos da adoção da IA na resolução de questões de TI a capacidade da mesma identificar os problemas com o mínimo de perturbações, além da resolução automática de questões informáticas, permitindo ainda o apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo durante os fins-de-semana e feriados.

À medida que os locais de trabalho evoluíram com o aumento do trabalho híbrido, o apoio informático aos colaboradores não acompanhou claramente o ritmo. Com a crescente adoção dos serviços na nuvem, da inteligência digital e do metaverso, os ambientes informáticos das organizações só se vão tornar cada vez mais complexos, pelo que um apoio eficaz se tornará ainda mais essencial para a experiência e moral dos empregados”, disse, em comunicado, John Stamer, Vice-Presidente e Diretor Geral, Global Product Services da Lenovo.

Os mandatos dos CIO para impulsionar a transformação das empresas nunca foram tão urgentes. Os departamentos informáticos precisam de transmitir a experiência diariamente. Assim, para além de sermos um parceiro cada vez mais fiável na transformação inteligente, estamos também incrivelmente concentrados em proporcionar inovação prática”, referiu, ainda, John Stamer.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.