Apenas 21% das empresas apostam na tecnologia para reduzir pegada ambiental

Estudo aponta que apenas 21% das empresas aproveitam a tecnologia para atingir metas de sustentabilidade

Apenas 21% das empresas apostam na tecnologia para reduzir pegada ambiental

A Kyndryl, em parceria com a Microsoft, divulgou o segundo Barómetro Global de Sustentabilidade, revelando que apenas 21% das empresas reconhecem a tecnologia como uma aliada para reduzir a pegada ambiental e cumprir metas de sustentabilidade, apesar de 84% considerarem este tema uma prioridade estratégica.

Conduzido pela Ecosystm , o estudo reflete as perspetivas de 1.355 líderes globais de sustentabilidade, abrangendo 20 países e nove grupos industriais e destaca a importância crescente da sustentabilidade, mas sublinha também a necessidade de maior ação prática.

Enquanto 90% das organizações incluem a sustentabilidade nas iniciativas de modernização tecnológica, mais de metade (54%) ainda enfrenta desafios para cumprir os objetivos ambientais. Faith Taylor, Chief Corporate Citizenship and Sustainability Officer da Kyndryl, afirma que as empresas precisam de “passar da intenção à ação coletiva” para promover mudanças reais.

A Inteligência Artificial (IA) e os dados podem ser peças-chave para esse progresso, mas o uso dessas ferramentas ainda é limitado. Apenas 37% das empresas aplicam IA preditiva para antecipar necessidades energéticas, e 62% utilizam IA apenas para monitorização de consumo. Segundo Matthew Sekol, da Microsoft, integrar dados de sustentabilidade com informações financeiras e operacionais permite "promover resiliência e inovações sustentáveis."

Além disso, a Kyndryl e a Microsoft sublinham a importância de usar IA de forma consciente, já que apenas 35% das empresas avaliam o impacto energético das suas soluções de IA, evidenciando o potencial para otimizar o uso de tecnologia em prol de um futuro mais sustentável.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.