Um novo estudo indica que também os adultos estão de volta à escola e à procura de mudanças - 95% pensa em procurar novo emprego
No início de mais um ano letivo, não são apenas as crianças e os jovens que regressam às aulas. Há cada vez mais adultos a deixar os empregos e a procurar uma mudança. Segundo a nova pesquisa realizada pelo HR Dive e pelo SAS junto de líderes de RRHH - Getting Employees Ready for the New Skill Needs of 2021 AND BEYOND - 95% dos trabalhadores estão a pensar procurar um novo emprego e 92% estão até dispostos a mudar de setor para encontrar o lugar certo. Com a agitação na rotatividade de pessoal, as empresas que mais rapidamente conseguirem melhorar e formar os seus colaboradores serão as que mais vão crescer. 88% dos entrevistados disseram que os planos de desenvolvimento dos colaboradores devem ser ajustados às lacunas de competências que as organizações agora enfrentam como resultado da COVID-19. O estudo destaca que certas capacidades ou “hard skills” serão as mais necessárias, como aquelas relacionadas com IA, dados e analítica. Nesse sentido, a alfabetização digital e, mais especificamente, a alfabetização em dados – data literacy – é uma área-chave, competência emergente acelerada pela desinformação relacionada com a pandemia. “Penso que já não há dúvidas sobre a importância e o papel absolutamente primordial do conhecimento dos dados não só para as empresas como para a sociedade no seu todo. É uma questão de primeira ordem e a pandemia veio reforçar e mostrar-nos isso", disse Ana Rita Teotónio, Education Sales & Advisor no SAS Portugal. Trata-se da capacidade de consumir, interpretar e compreender dados, “competência essencial para o sucesso na sociedade e nos locais de trabalho de hoje”, nota. “No SAS acreditamos no poder dos dados e é por isso que continuamos a apostar na educação digital para todas as idades e no desenvolvimento de competências relacionadas com os dados. Conhecimentos sobre IA, Analítica, Machine Learning... tudo isto é essencial para o atual mercado de trabalho que está cada vez mais ciente da importância destas áreas para as empresas”, completa Teotónio. Adicionalmente, um teste de alfabetização em dados do SAS e do News Literacy Project revelou algumas tendências, como de que as pessoas com mais escolaridade demonstraram ter maior alfabetização em dados; os millennials mais velhos, a Geração X e os Boomers estão mais capacitados do que os millennials mais jovens e a Geração Z; e, surpreendentemente, os Boomers parecem mostrar ter maior capacidade para analisar afirmações baseadas em dados nas redes sociais do que a própria Geração Z. |