Agência norte-americana abre inquérito sobre ética e confiança na IA

Com o inquérito, a Administração Nacional de Telecomunicações e Informação pretende produzir recomendações para a Casa Branca e o Congresso

Agência norte-americana abre inquérito sobre ética e confiança na IA

A Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA, na sua sigla em inglês), agência do Departamento de Comércio dos EUA, abriu um inquérito sobre como as empresas e os reguladores podem garantir que os sistemas de Inteligência Artificial (IA) sejam de confiança, legais e éticos. 

A investigação da NTIA vai-se concentrar nos melhores métodos para auditar sistemas de IA e, eventualmente, produzir recomendações para a Casa Branca e o Congresso. O objetivo deste processo é apresentar recomendações, com base no que ouvimos de especialistas neste campo, sobre o que o governo pode fazer para garantir que estamos a promover a inovação responsável em IA”, disse Alan Davidson, chefe da NTIA, em entrevista, citada pela Bloomberg.

Assim, a NTIA está a convidar empresas, grupos da sociedade civil, investigadores e o público em geral a contribuir com as suas ideias para o processo. Os críticos dizem que os sistemas de IA podem perpetuar preconceitos, espalhar informações falsas e violar leis se não houver uma supervisão do governo e da indústria. 

Este inquérito é sobre como podemos usar essa estrutura de risco para promover boas práticas de auditoria e avaliação que ajudem as pessoas a confiar nos sistemas que as empresas estão a construir”, continua o chefe da NTIA. De acordo com Alan Davidson, o inquérito já estava a ser desenvolvido antes do lançamento do ChatGPT, mas, ainda assim, a agência pretende capitalizar esse “hype”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.