Com o mote “Always online, Always Secure”, a Securnet marca presença no mercado há mais de 21 anos. Fomos falar com Miguel Barreiros, Diretor Comercial e de Marketing da empresa, que nos contou um pouco do passado e nos desvendou um pouco do futuro da organização
Com um percurso de 21 anos assinalado em junho, muitos casos de sucesso por si concretizados e uma notável carteira de clientes, a SECURNET tem sido ao longo do tempo uma empresa discreta no mercado. Quem é afinal esta empresa? Miguel Barreiros (Diretor Comercial): “A SECURNET é uma empresa que se tem preocupado sempre em manter os clientes satisfeitos através de propostas tecnológicas adequadas e serviços técnicos diferenciados pela especialização. A esta preocupação não será seguramente alheio o facto dos seus sócios fundadores serem eles próprios técnicos altamente especializados.” Mas não basta ter uma boa oferta de produtos e serviços, é fundamental que a informação chegue aos potenciais clientes. Afinal, qual tem sido o segredo do sucesso? Miguel Barreiros: “Já praticamente desvendei o segredo, se assim lhe quiserem chamar, na resposta anterior. A satisfação de uns e referenciação a outros clientes ou de colaboradores desses clientes que, aceitando outros desafios profissionais, nos vão levando para as suas novas organizações são o nosso maior motor. Ainda assim, também os próprios fabricantes ao reconhecerem a nossa capacidade, referenciando- nos, acabam por contribuir para novas oportunidades e novos clientes. Depois, é preciso ser transparente e a tudo isto somar uma boa dose de bom senso, quer a apresentar propostas, quer na gestão estratégica e quotidiana da empresa.” Qual a atual dimensão da empresa? Os anos de 2022 e 2023 representam um crescimento ou desaceleração? E qual o próximo patamar? MB: ”SECURNET é hoje uma empresa com cerca de 100 colaboradores que fechou 2022 com vendas de 25 milhões de euros. E o ano de 2023 segue uma tendência de crescimento similar aos últimos anos. De qualquer forma os nossos objetivos imediatos são consolidar a empresa, o negócio e a oferta. Pode parecer estranho, mas, apesar do crescimento muito significativo que temos tido e se prevê continue, o principal objetivo é consolidar. Possivelmente esta é uma das vantagens de não dependermos de capitais externos, nem de financiamentos.” Contrariamente à maioria dos integradores, a SECURNET vem da segurança para outros setores como a computação, o armazenamento, a virtualização, etc. O contraciclo faz parte da estratégia? MB: “É verdade que nascemos na cibersegurança, o que para outros será novidade ou oportunidade de moda é para nós algo natural que faz parte do nosso ADN e onde temos muitíssimas provas dadas. A estratégia da SECURNET é apostar nas áreas onde existem necessidades, onde conseguimos assegurar o know-how e mais valias nos níveis a que já somos reconhecidos, as tecnologias e soluções certas, os parceiros certos e onde nos seja possível ser competitivo. E no caso dos sistemas, armazenamento e cloud tivemos a sorte de encontrar um parceiro como a Hewlett Packard Enterprise, sem qualquer desprimor para muitos outros de enorme valia para nós, noutras áreas, o que nos leva a designar até a área da mesma forma que o fabricante, ou seja como Hybrid IT.” Isso implica encontrar novos clientes… MB: “Não necessariamente. Clientes satisfeitos confiam-nos novos projetos que podem flutuar entre várias áreas. Estando lado-a-lado com eles, nos desafios e dificuldades do dia-a-dia, estamos naturalmente envolvidos nesses novos projetos. O desafio é adquirir novas valências e qualificações para manter o nível a que os habituámos. Mas claro que todos os novos clientes são bem-vindos a somar à retenção dos que já temos.” Depois de muitos anos a passar mais despercebida, a SECURNET tem tido recentemente uma nova dinâmica, marcando presença em certames e em publicações da especialidade. Que comentários lhe merece o facto? MB: “Acreditamos ter know-how e experiências interessantes de partilhar. No fundo, a desenvoltura com que tratamos determinados temas e tecnologias são mais-valias muito importantes em determinados contextos. Um bom exemplo é a nossa unidade de consultoria que revela uma maturidade e capacidade muito acima da média, mesmo sendo ainda desconhecida até de alguns atuais clientes. Queremos fazer com que mais clientes nos conheçam e mesmo os que já nos conhecem, conheçam melhor. Sem perdermos a identidade. E a descrição é parte dessa nossa identidade.” A concluir, onde está hoje a SECURNET? MB: “Temos oferta nas áreas de hybrid IT, redes e cibersegurança, com serviços de engenharia, consultoria e auditoria, suporte e manutenção, serviços geridos de monitorização e alarmística, NOC e SOC, alargados a tecnologias como serviço e pay-per-use. Em termos de setores, vão desde o governo central, a agências europeias, passando por municípios, forças de segurança, serviços críticos e reguladores, de multinacionais do setor financeiro ou da construção, a águas e saneamento, energia e operadores de telecomunicações, passando pela indústria, comércio a retalho e até desporto, entre muitas outras. Deixo por isso, o desafio de nos conhecerem”.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Securnet |