O data science e transformação digital são cada vez mais importantes. Ana Lucas e António Palma dos Reis, coordenadores da Pós-Graduação Data Science & Business Analytics do ISEG Executive Education, explicam a importância destas áreas.
A pós-graduação do ISEG Executive Education vem responder à maior procura por data scientits e business analytists? A Pós-Graduação (PG) em Data Science e Business Analytics teve início em 2017 e conta com a parceria da Microsoft, cujos produtos/serviços para Business Analytics e Business Intelligence foram considerados líderes de mercado no respetivo Quadrante Mágico da Gartner, publicado em fevereiro de 2019. O ISEG Executive Education tem competências tecnológicas e de gestão, pelo que esta Pós-Graduação é especialmente orientada para as necessidades de análise de dados para a gestão. A procura por data scientists não para de crescer, superando largamente o número de profissionais disponíveis. De acordo com o relatório de 2019 d o site Indeed, as ofertas de emprego de data scientists cresceram globalmente 31% em dezembro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quão importante é o tema da transformação digital para as empresas? Como é que as organizações se podem adaptar a esta nova realidade? A transformação digital pode ser imprescindível para que uma empresa se mantenha no mercado, ou pode ser o caminho para a sua diferenciação, superando a concorrência. As empresas precisam de repensar todos os aspetos do seu modelo de negócio para terem sucesso na era digital. Precisam de redefinir estratégias e o modelo de negócio que tenderá a ser centrado no cliente, suportado por dados e machine-driven o que permitirá que as empresas permaneçam ágeis na economia digital, atendendo melhor às necessidades e expectativas dos clientes. Para se adaptarem a esta realidade necessitam de recorrer a colaboradores que dominem as tecnologias digitais e, simultaneamente, entendam o modelo de negócio e a forma de criação de valor da empresa. Para fornecer ao mercado estes especialistas o ISEG Executive Education disponibiliza, a partir de 2020, a PG em Digital Technologies for Management. Em 2015, o World Economic Forum (WEF) identificou a transformação digital como um dos principais desafios que o mundo enfrentava à época: como é que o baixo custo e o maior acesso a novas tecnologias redefinem o que os clientes esperam, como é que as empresas entregam produtos e serviços e, como resultado, como é que as pessoas vivem e trabalham. O WEF identificou sete tecnologias com grande impacto na forma como pensamos os negócios: inteligência artificial e machine learning, veículos autónomos, análise de big data e cloud, produção personalizada e impressão 3D, IoT e dispositivos conectados, robôs e drones e redes sociais.
O ISEG Executive Education lançou pós-graduações nestas áreas. Falando da transformação digital, o que é que um executivo pode aprender através desta pós-graduação que ajude a melhorar o seu trabalho na sua organização? A Pós-Graduação Digital Technologies for Management é direcionada principalmente a profissionais de várias áreas científicas que pretendam desenvolver ou atualizar as suas capacidades de implementação e gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação e da Comunicação (SI/TIC) e permite alargar as perspetivas de carreira dos participantes, pelo aumento do seu potencial técnico e das capacidades de direção e gestão na área de gestão dos SI/TIC. Os profissionais aprenderão a gerir os SI/TIC e a implementar projetos de desenvolvimento de forma a conseguir conduzir processos de transformação digital.
Qual a aposta do ISEG Executive Education neste tipo de áreas mais direcionadas para os sistemas de informação? Ambas as PG referidas são direcionadas para os SI/TIC. A PG em DS&BA centra-se na organização e análise de dados para melhoria da eficiência e eficácia operacionais e para suporte à decisão, enquanto a PG em DTM é especialmente aplicável a processos de transformação digital.
Branded Content co-produzido pela MediaNext para o ISEG Executive Education |