O estudo “Conectar no Metaverso”, da Talkdesk, revela que os consumidores encontram nos protótipos a oportunidade de se aproximarem de família e amigos após os anos da pandemia
O mais recente estudo “Conectar no Metaverso”, da Talkdesk, concluiu que 69% dos consumidores explora ambientes semelhantes ao metaverso como forma de fugir das preocupações do mundo físico. Dos inquiridos, os homens (73%) têm mais tendência do que as mulheres (62%) a visitar estes mundos. Comparando gerações, e sem grandes surpresas, são os Millenials (75%) e os Gen-Zers (64%) a procurarem com mais frequência estes ambientes. Quase metade dos 1.500 americanos inquiridos consideram que um metaverso construído como sinónimo de uma paisagem propensa ao crescimento e aprofundamento de relações. “Enquanto a realidade de um metaverso sofisticado, intuitivo e consistente ainda está no horizonte, os consumidores estão a começar a mergulhar em plataformas semelhantes para comprar, partilhar, jogar e desfrutar da novidade. Alguns estão até a namorar nestes ambientes digitais”, afirmou Shannon Flanagan, vice-presidente para o retalho e bens de consumo na Talkdesk. 54% dos inquiridos admitiu que a pandemia os afastou de amigos e familiares. Desta forma, alguns consumidores encontram nos protótipos de metaverso a oportunidade de se ligarem a estes. A possibilidade de encontrar experiências novas é um dos fatores que atrai 32% dos consumidores. O futuro do metaversoMais de um terço dos inquiridos prevê que o metaverso seja algo convencional nos próximos cinco anos. No entanto, as organizações que lideram esta mudança estimam que o metaverso não estará verdadeiramente ligado durante, pelo menos, uma década. Mas as plataformas semelhantes ao metaverso parecem levantar questões e preocupações no que toca às interações: 37% das mulheres e 50% dos homens admitem ter sofrido assédio, racismo ou outro tipo de discriminação quando participavam nestes ambientes. Mais de metade (56%) considera que o governo deveria regular o metaverso. Uma das grandes expectativas do metaverso está relacionada com a experiência dos clientes no metaverso. Mais de metade dos inquiridos espera que o serviço ao cliente melhore neste ambiente e 47% que procura produtos no metaverso está a comprar artigos virtuais. Um em cada três inquiridos defende que estes espaços vão contribuir para a redução da frustração e da ansiedade quando comparado com o serviço de um Contact Center. Para 27%, a realidade do metaverso vem facilitar o acesso à informação sobre determinado produto. |