A maior adoção destas ferramentas vai permitir às organizações compreender melhor o seu funcionamento interno através de dados detalhados, indica um novo estudo
A transformação digital aumentou, e continua a aumentar, a complexidade dos sistemas e processos das organizações, muitas vezes incapazes de compreender completamente os seus dados internos, complicando a tomada de decisões. Neste sentido, ferramentas como a mineração de processos, que fornecem uma grande quantidade de informações sobre o funcionamento da empresa, estão em expansão no ecossistema empresarial, indica uma investigação realizada pela Forrester Consulting para a Celonis, com o nome Trends in Process Improvement and Data Execution: How Organizations are Improving Processes and Turning Process Data into Real-Time Action. A maior adoção destas ferramentas vai permitir às organizações compreender melhor o seu funcionamento interno através de dados detalhados sobre as suas operações e sistemas, cadeia de valor, atendimento ao cliente, planeamento de recursos empresariais, ou gestão de serviços de IT. "As ineficácias dos processos são os assassinos silenciosos das empresas e não podem ser vistas sem a mineração de processos", refere Wil van der Aalst, Chief Scientist na Celonis. Mais, acrescenta que "quando as ineficiências dos processos são percebidas e abordadas, o desempenho do negócio aumenta, bem como a flexibilidade para ler e reagir a disrupções empresariais, inflação, pandemias e requisitos de sustentabilidade". Adicionalmente, a investigação revela que no próximo ano, 61% dos decisores vão utilizar ou avaliar a utilização da mineração de processos, colocando-a entre as principais tecnologias para medir ou melhorar os processos de negócio. Como resultado, 90% das empresas que utilizam a mineração de processos esperam atingir os seus objetivos este ano. Entre os problemas identificados está o facto de, atualmente, 71% das empresas utilizarem dez ou mais aplicações para executar um único processo, e 72% ainda utilizam métodos manuais que limitam a visibilidade dos processos. Além disso, os investigadores descobriram que apenas 16% das empresas afirmam ter visibilidade total dos seus processos, e apenas 7% têm essa capacidade em tempo real. Mais, segundo indicam, apenas 56% dos decisores consideram-se capazes de integrar todos os sistemas envolvidos nos processos do seu departamento para criar uma visão completa desses processos; 44% admitem que estão a gastar excessivamente devido à falta de conhecimento sobre os processos e, destes, 28% dos inquiridos na América do Norte e 25% na EMEA assistem a um impacto negativo na satisfação dos clientes. É de notar que um dos maiores problemas que as organizações enfrentam é a dificuldade em capturar dados em tempo real. Atualmente, 53% das empresas que utilizam ferramentas para tornar os seus processos visíveis obtêm dados que têm mais de um dia, 28% que têm mais de dez minutos e menos de um dia, e apenas 12% utilizam dados de entre um e dez minutos. |