A Information Builders considera que 2016 será marcado pelo aparecimento do PDF 2.0, o Marketing de “persuasão” e a evolução do self-service analytics.
O aparecimento do PDF 2.0 é uma das tendências apontadas pela Information Builders, que, segundo a mesma, marcará o antes e o depois no que diz respeito ao uso e tratamento dos documentos digitais.
Nesse sentido, a próxima geração do PDF trará consigo uma nova série de possibilidades em relação à analítica interativa, que irá permitir ao utilizador analisar o estado das suas contas de modo a conhecer a sua “saúde financeira”.
Espera-se que surja uma cultura analítica, não apenas nas organizações mas também individualmente.
Através do universo das redes sociais, outra tendência será o marketing de “persuasão”, onde os retalhistas irão seduzir os seus clientes a tomarem decisões de compra em tempo real. Tendo em consideração que para muitos jovens, o ato de compra é uma ação social, o marketing de “persuasão” surge no sentido de capacitar o comprador para conseguir o feedback dos seus conhecidos, sem necessidade de lhes comunicar diretamente.
A terceira tendência que, de acordo com a Information Builders, irá marcar o próximo ano prende-se com a evolução dos self-service analytics, que indica a empresa indica que já não estará apenas ao alcance dos seus utilizadores habituais, os analistas, mas também a outro tipo de trabalhadores, através de aplicações.
Assim, as informações irão transformar-se para se encaminharem para um processo de democratização em termos de utilização.
Esperam-se, portanto, avanços no campo de Big Data, enquanto a analítica e as aplicações operacionais continuam o seu processo de maturação, continuando a Cloud o seu processo evolutivo.