A StyleSage disponibiliza uma ferramenta de Big Data para o setor da moda, recorrendo a máquinas inteligentes para desenvolver previsões em tempo real e ajudar marcas e retalhistas a otimizarem as suas vendas
A Sonae IM, Corporate VC da Sonae, investiu na StyleSage, empresa sedeada nos EUA de machine learning e reconhecimento de imagem, que proporciona insights de dados para retalhistas e marcas, ajudando-os a estarem à frente da concorrência. A Sonae IM participou na ronda de investimento seed de 2 milhões de dólares, liderada pelo VC norte-americano Trammell Ventures Partners, investidor atual na StyleSage, tendo ainda a participação de outros investidores atuais na empresa. A StyleSage é uma plataforma de dados preditiva e de otimização de vendas em tempo real, que permite às marcas de moda, casa e beleza, determinarem o preço, melhorarem o processo de design e comprarem novos produtos. A StyleSage recolhe informação de produtos disponíveis em sites de e-commerce concorrentes, em todo mundo, todos os dias. De seguida, através de tecnologia disruptora em machine learning e reconhecimento de imagem, a StyleSage limpa, organiza e analisa quantidades massivas de dados recolhidos, disponibilizando-os num dashboard na cloud, e permitindo às marcas e retalhistas a tomada de decisão de forma informada e analítica, em áreas como planeamento de gama, otimização de descontos e expansão para mercados globais. A plataforma da StyleSage permite obter uma visão geral do mercado global, mas com as características de design de produto detalhadas ao nível mais granular possível. Esta granularidade e flexibilidade dá aos retalhistas uma visão total do ambiente competitivo. Especificamente, estes insights permitem aos departamentos de estratégia de preço identificarem oportunidades de aumento de vendas e margem, e de definir a estratégia de preço adequada na entrada em novos mercados. Por outro lado, as equipas de merchandising podem suportar-se na plataforma, durante o design e seleção de novos produtos e gamas. A plataforma já está a ser utilizada por retalhistas líderes em moda, como a Under Armour, a United Colours of Benetton e muitos outros, que em conjunto representam um mercado de moda no valor de 50 mil milhões de dólares, que continua a ganhar tração, pelo crescente interesse do setor em dados acionáveis. A StyleSage ganhou diversos prémios, incluindo o de “startup de moda do ano” pela Glamour Magazine durante a South Summit de 2015, para além de ter sido distinguida como marca inovadora de referência pela Glamour Magazine, W Magazine, Vogue, The Financial Times, e The Economist. A empresa planeia usar os fundos para aumentar as vendas, penetrando em novos mercados, e reforçar o desenvolvimento de dados e tecnologia, e está, neste momento, ativamente a recrutar. O objetivo é expandir a plataforma SaaS da StyleSage em todo o mundo e escalar a tecnologia a outros segmentos do retalho e categorias de produtos. A empresa tem sede em Nova Iorque (EUA), onde a equipa de vendas e marketing está concentrada, enquanto que a equipa de TI e data scientists se encontra em Madrid (Espanha). “O nosso investimento na empresa disruptiva de data analytics StyleSage faz parte da nossa estratégia de investir em empresas tecnológicas de classe mundial. Acreditamos que podemos contribuir com o nosso conhecimento de retalho e respetiva rede de contactos, apoiando o desenvolvimento de uma plataforma de topo para clientes de moda, na mesma linha que apoiamos outras empresas do portfolio. Estamos convencidos que o foco demonstrado pela equipa de fundadores elevará a StyleSage a um patamar superior, tornando-se líder de mercado em analytics no vertical de moda”, refere Eduardo Piedade, membro do conselho de administração da Sonae IM.
|