Seguradoras devem proteger dados por causa dos riscos de adoção de IA

Estudo aponta que, numa altura em que há cada vez mais riscos com a adoção de inteligência artificial e privacidade, as seguradoras devem procurar garantir a proteção dos seus dados

Seguradoras devem proteger dados por causa dos riscos de adoção de IA

À medida que a adoção da Inteligência Artificial (IA) continua a acelerar, o setor segurador está sob crescente pressão para proteger as informações de identificação pessoal contra riscos sofisticados de privacidade de dados. A empresa de investigação e consultoria Info-Tech Research Group explica num estudo recentemente publicado que as salvaguardas dos sistemas tradicionais e os sistemas legados desatualizados estão a revelar-se insuficientes para abordar as complexidades dos processos modernos orientados pela IA, deixando as seguradoras expostas a vulnerabilidades regulamentares e tecnológicas.

As seguradoras lidam com grandes quantidades de dados, desde registos de saúde a históricos financeiros, alimentados em sistemas de IA que prometem precisão e eficiência, mas levantam preocupações de privacidade”, afirma Arzoo Wadhvaniya, research analyst do Info-Tech Research Group, em comunicado. “Uma única violação pode comprometer milhares de informações pessoais dos clientes, causando graves danos à reputação e financeiros”.

"As estruturas regulamentares exigem uma conformidade rigorosa, mas a IA introduz complexidades que tornam isso mais difícil. As seguradoras devem garantir que a IA respeita o consentimento do cliente, limita a utilização de dados e mitiga os preconceitos. Caso contrário, as consequências poderão ser dispendiosas em termos de multas e perda de confiança", explica Wadhvaniya.

A empresa aconselha a indústria a assumir uma postura proativa, implementando práticas robustas de governação de dados, garantindo a transparência e promovendo a confiança dos clientes na utilização responsável da IA. Ao aproveitar os insights deste modelo, as companhias de seguros podem enfrentar eficazmente os crescentes desafios de privacidade de dados, enquanto adotam tecnologias avançadas de IA para subscrição, processamento de sinistros e envolvimento do cliente.

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