A analítica faz parte do panorama empresarial moderno com novas capacidades a chegarem ao mercado todos os dias
O início da crise COVID-19 transformou a forma como as organizações operam. Num mundo onde o trabalho remoto e a interação digital têm vindo a tornar-se um padrão, é essencial usar dados para entender melhor o negócio das empresas. Num ambiente totalmente virtual, onde não se pode ver ou interagir com os clientes, os dados são realmente importantes. Uma melhor utilização dos dados pode ajudar as organizações a entender não só quem são os seus clientes e porque é que escolhem os seus produtos, mas também como interagem com esses produtos após a compra e como essa experiência pode ser melhorada. Os dados de utilização são muitas vezes um indicador mais fiável do que os clientes realmente precisam. Muitas questões aliadas ao marketing tradicional foram postas de lado na nova passagem para o virtual. As organizações precisam de se concentrar em estratégias baseadas em dados, como testes A/B de conteúdos web e mensagens digitais, para entender melhor o que resulta e porquê. Compreender onde se obtem um retorno significativo do investimento é fundamental, uma vez que os orçamentos de marketing estão sujeitos a um escrutínio acrescido. O trabalho remoto foi então uma alavanca para orientar os dados no que diz respeito às suas ferramentas e processos internos. Este é o momento certo para recolher informações, mergulhar nos dados de utilização e perceber melhor quem está a usar as ferramentas e para que finalidades. Grande parte da tema analítica gira em torno de conceitos negativamente conhecidos: como eliminar a ineficiência e eliminar a redundância. Assm, e dado o contexto pandémico atual, é cada vez mais importante democratizar dados para que as empresas possam ter um impacto transformador no seu negócio. |