“O melhor ainda está por vir”, a frase que marca o brinde dos noivos também se aplica à BI e IA – tecnologias que uniram forças para empoderar empresas através do uso de dados
Ao ajudar na tomada de decisões e permitir a competição no mundo digital, a AI deve ultrapassar os limites do tradicional BI transformando a ferramenta que disponibiliza relatórios padrão, numa solução para a tomada de importantes decisões de negócios baseadas em dados. Tal deve-se ao facto de as indústrias de BI e analytics se encontrarem numa nova onda de disrupção por causa da inteligência artificial e machine learning. No estudo apresentado no ano passado, o ‘Augmented Analytics’, ou a Análise Aumentada, como é chamada pelo Gartner, foi apresentado o futuro da análise de dados que, na prática, é capaz de automatizar os insights através de machine learning e geração automática de texto. No evento, empresas novas e antigas demonstraram que a AI, quando influenciada por essas análises, como a linguagem de processamento natural (NLP, em inglês), pode recomendar insights até em forma de texto. É essa linguagem de processamento natural que permite aos utilizadores de ferramentas de BI e analytics criar relatórios usando comandos de voz, fazer perguntas e até mesmo declarações. Os insights gerados vão para além de fazer recomendações “pré-formatadas” aos utilizadores. É possível prover dados adicionais, dado que estas ferramentas contam com a inteligência para responder a questões importantes sobre os negócios e produtos, sem exigir muito do utilizador. Essas narrativas são automatizadas e usam a linguagem natural para fornecer uma resposta baseada na análise de dados. Por exemplo, para o questionamento sobre vendas, o sistema de BI pode adicionar textos descritivos como “este trimestre a receita foi de X, um aumento de Y por cento se comparado com o trimestre anterior. Dessa forma, a receita do próximo trimestre será de Z €”. E já existe um número considerável de empresas usando ferramentas que perguntam às máquinas para conseguir as respostas mais rápidas. Saltando da era dos relatórios para a dos insightsMesmo com múltiplos exemplos destas tecnologias, o BI ainda exerce a função antiga de criar e gerar relatórios nas empresas, e o problema está na falta de análise de dados. Os utilizadores de negócios e executivos querem respostas rápidas. Soluções de BI e analytics podem entregar essa lista ambiciosa de capacidades e definitivamente acabar com o estigma do BI ser uma ferramenta apenas para geração de relatórios e transformá-lo em algo mais preditivo, capaz de “prescrever” o futuro. Ao invés de oferecer ferramentas de análises para gerar relatórios, as plataformas de analytics e BI aumentada por AI, permitirão que os executivos possam fazer perguntas usando a linguagem de negócios do dia a dia, e receber recomendações sobre possíveis ações. O BI precisa da AINo entanto, até a mais moderna ferramenta de BI ainda necessita de um expert para encontrar o dado certo, perguntar a questão certa e interpretar os resultados corretamente, por forma a atingir resultados de negócios tangíveis. A pesquisa Global Business Technograph survey afirma que grande parte dos tomadores de decisões de dados e analytics estão 52% do lado do negócio e 63% da tecnologia e planeiam contratar pessoas com habilidades de dados avançadas para apoiar as empresas nas iniciativas direcionadas a dados. A Forrester aponta que aceder a dados não é suficiente. É igualmente necessário o recurso a especialistas para escolher o dado correto e fazer perguntas, e a AI desempenha um papel importante em identificar o dado correto e surgir com resultados relevantes para todos os acionistas de negócios. Não há dúvidas, portanto, que a AI-aumentada “Analytics Inteligente”, é a próxima onda da disrupção na indústria de business intelligence. Para os utilizadores de negócio, essa trajetória de inovação é ampla, e uma prova disso é que, de facto, o melhor ainda está por vir.
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