Estudo aponta que a incapacidade para medir o impacto dos dados, da analítica e da inteligência artificial nos resultados de negócio é um dos principais desafios para os diretores de dados e analítica
De acordo com um estudo da Gartner – que entrevistou 504 executivos de dados e analítica em todo o mundo entre setembro e novembro de 2024 –, 30% dos líderes da área afirmam que o seu principal desafio é a incapacidade de medir o impacto dos resultados para o negócio. Em comunicado, Michael Gabbard, Senior director Analyst na Gartner, explica que “há um enorme valor” à volta dos dados onde “muitas organizações falam do valor do dado e o desejo de ser data-driven”, mas “há poucas que o conseguem comprovar”. Mais de 90% dos inquiridos indicam que as áreas focadas em valor e resultados no cargo de líderes de dados e analítica tornaram-se na sua principal responsabilidade no último ano a ano e meio. No entanto, apenas 22% das organizações afirmam que definiram, seguem e comunicam as métricas de impacto do negócio para a maioria dos seus casos de estudo de dados e analítica. Segundo o mesmo estudo, 91% dos líderes de dados e analítica explicam que criar uma estratégia de dados e analítica acionável é a sua principal responsabilidade. Gabbard acrescenta que “as organizações estão a dar cada vez mais prioridade ao desenvolvimento de uma estratégia de dados e analítica robusta para melhorar a tomada de decisões e a eficiência operacional, e isso cabe aos líderes” da área. “Os líderes de dados e analítica devem acelerar a visão orientada por dados e centrada na decisão, identificando antecipadamente tendências importantes para fazer escolhas proativas e informadas sobre a estratégia de dados e analítica e construir um contexto operacional em torno destes impulsionadores”, conclui Michael Gabbard. |