Relatório baseado num inquérito com mais de dez mil profissionais indica que a gestão de dados é uma prioridade para 87% dos líderes de empresas que querem implementar inteligência artificial
A Salesforce lançou o relatório State of Data & Analytics, construído com base num inquérito a mais de dez mil profissionais do setor em 18 países. A conclusão é clara e 87% dos entrevistados afirmam que os avanços na Inteligência Artificial (IA) fazem da gestão de dados uma prioridade ainda maior. A segurança e a fiabilidade dos dados já são características vistas como essenciais há muito tempo, para o sucesso das iniciativas das empresas. Mas os rápidos avanços na IA tornaram estes elementos ainda mais importantes. Quase nove em cada dez (87%) dos analistas de dados e profissionais de TI concordam: os avanços na IA tornam a gestão de dados numa prioridade. Para enfrentar estes desafios, os especialistas na área estão a concentrar-se na melhoria do governance em torno dos dados e na criação de uma cultura de dados para enfrentar os desafios do momento. As empresas hoje estão focadas em aproveitar a IA generativa para melhorarem a produtividade, a eficiência e aumentarem as suas receitas. Uma pesquisa recente da Salesforce revela que os primeiros utilizadores já estão a ver resultados, incluindo tempos mais rápidos na resolução de atendimentos ao cliente, e aumentos de vendas. Assim, não é de admirar que os líderes empresariais temam ficar para trás, com 77% a confirmar esta preocupação. Mas para tirar maior partido da IA, os dados devem estar em ordem. Capacitar uma IA eficaz – generativa ou não – requer entradas de dados seguras e confiáveis. Na verdade, 92% dos inquiridos afirmam que a necessidade de dados confiáveis é maior do que nunca. As equipas mais próximas dos dados têm maior confiança na precisão dos mesmos. No entanto, mesmo estas têm muito espaço para melhoria: apenas 57% dos líderes de dados participantes no estudo estão totalmente confiantes nos seus dados. Os departamentos de linhas de negócios, como marketing, vendas e serviços, são ainda mais céticos, com uma média de 43% a confiar totalmente nos seus dados. Embora a falta de confiança seja a principal razão da luta das empresas para a utilização de dados para sustentar soluções baseadas em IA, o principal desafio entre os inquiridos é a ameaça à segurança da informação. As crescentes preocupações com a cibersegurança são agravadas por outro fator importante: os dados organizacionais estão a aumentar, tanto em volume como em complexidade, expandindo a superfície de ameaças e tornando mais difícil trabalhá-los. Mais de dois terços (68%) das equipas de análise e TI preveem que os volumes de dados vão aumentar substancialmente nos próximos 12 meses. Em média, os líderes técnicos esperam um crescimento de cerca de 20% numa variedade de fontes, incluindo dados próprios, dados de terceiros e dados de dispositivos. O aumento da complexidade é mais do que uma consideração de segurança: é um desafio técnico. Depois das ameaças à segurança, os líderes analíticos e de TI citam a falta de harmonização de dados como a maior barreira para extrair valor das suas fontes de dados. Os efeitos posteriores de dados díspares e isolados preocupam os líderes empresariais, que citam volumes de dados esmagadores e a falta de uma única fonte de verdade como as principais barreiras para aproveitarem os seus próprios dados. |