Uma análise da Gartner conclui que os Chief Data Officers (CDOs) e respetivas equipas de dados e analítica estão a focar-se nas prioridades certas, mas não são capazes de se organizarem de forma estratégica
“Os CDOs estão normalmente focados nas coisas certas, mas não têm a combinação certa de atividades”, diz Debra Logan, Research Vice President da Gartner. O estudo da Gartner mostrou que há uma cultura focada nos dados dentro das empresas, e essa é a principal preocupação dos responsáveis. No entanto, a importância dada a atividades estratégicas e táticas, no âmbito dos dados, foi díspar junto dos inquiridos. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2018, online, com recurso aos testemunhos de 257 Chief Data Protection Officers, Chief Analytics Officers e outros responsáveis por data & analytics (DA) das organizações. A implementação de uma estratégia para DA foi considerada a terceira valência mais importante pelos respondentes, enquanto um programa de literacia de dados ficou em 12º nas prioridades das empresas. Apesar disso, muitas organizações admitiram que a falta de literacia de dados é a principal causa do bloqueio na cultura 'data-driven' dentro das empresas. Debra Logan refere que os “CDOs nunca devem perder de vista o retorno de negócio que estão a tentar adquirir”. Ou seja, deixar de parte a estratégia, mesmo que mantendo uma cultura de dados operacional, é um problema para as empresas. Dos resultados do estudo conclui-se ainda que 76% dos CDO considera o machine learning um elemento crítico e 67% vê também assim a inteligência artificial. O valor financeiro do DA só é medido por 8% dos CDOs, conclui a Gartner. |