A solução de Analytics da Bi4All permitiu otimizar e agilizar a gestão de dados, dificultada pelo grande volume e complexidade operacionais do Grupo, resultando numa maior eficiência da gestão das operações
O Pestana Hotel Group tem impulsionado o seu negócio através das soluções de Analytics da BI4ALL, ao conseguir retirar máximo partido dos dados gerados e ao possibilitar que a gestão se foque mais na análise e nos resultados. De forma a dar resposta às dificuldades na gestão de dados que a empresa sentia, foi implementada a solução da BI4ALL, com o objetivo de permitir ao Grupo ter a informação mais agregada e estruturada. Tendo em conta o enorme crescimento nos últimos anos e fruto da própria atividade – decorrente em 100 hotéis em 15 países distribuídos pela Europa, África e América – o Pestana Hotel Group tinha o processamento de grandes quantidades de dados oriundos de múltiplas fontes independentes e cada equipa trabalhava da sua forma e produzia os seus próprios dashboards e reports, o que resultava em várias versões do mesmo conteúdo. O que, por sua vez, levava a que nas reuniões, os intervenientes despendessem muito tempo para conciliar esses dados e a eficácia acabava por se perder, assim como o facto de a informação estar dispersa conduzia a discrepâncias e havia insights que não existiam ou eram muito difíceis de obter. “Neste momento, as soluções de BI são essenciais para a tomada de decisão ao nível da Comissão Executiva e também ao nível das Direções superiores e intermédias. Não há praticamente nenhuma decisão que seja feita a nível executivo do ponto de vista operacional que não tenha como base dados que vêm da solução. O retorno em si foi imenso, porque as decisões são tomadas muito mais depressa e de forma muito mais informada do que conseguiam ser tomadas antes”, refere o André Vala, IT Deputy Director. Com a implementação da solução de Analytics com a BI4ALL, o Pestana Hotel Group passou a dispor de um único repositório de dados, o que lhe possibilita analisar mais informação e de forma mais rápida e ágil, conseguindo inclusive cruzar os dados oriundos das operações, das receitas ou dos diversos produtos que oferece, das diversas áreas do Grupo. Hoje, a informação está consolidada e é atualizada diariamente em dashboards, que estão facilmente acessíveis a Organização, permitindo assim que a gestão se foque mais na análise e nos resultados, do que na origem dos dados. Atualmente, o Grupo depara-se com mais informação e modelos de negócio sendo importantíssimo obter os dados de forma concisa e consistente para todas as unidades e regiões. “É possível, neste momento, cruzar dados diferentes vindo quer das operações, relativos a receitas, do restaurante e também dados de satisfação do cliente e, portanto, permite-nos também ter muita flexibilidade nas propostas e nas decisões que tomamos, de forma a tornar a experiência do cliente cada vez melhor”, afirma Verónica Soares Franco, da Comissão Executiva Pestana Hotel Group. Continua referindo que “A BI4ALL aporta o conhecimento técnico não só do setor de hotelaria, mas de outros setores onde também está presente e isso é critico para estarmos a par das tendências e do que de melhor se faz nesta área”. José Oliveira, CEO da BI4ALL, destaca que “As vantagens desta solução para o Pestana Hotel Group são o exemplo claro de como as soluções de Data Analytics acrescentam valor para as organizações e são de facto uma mais valia para o sucesso do negócio”.
|