Na era digital, a analítica e inteligência artificial são a chave para a competitividade das empresas, permitindo processar grandes volumes de dados altamente complexos para retirar insights, apoiar as decisões, otimizar processos e oferecer serviços diferenciadores.
Com a explosão da transformação digital, o volume de dados gerados pelas organizações cresceu exponencialmente, e desta forma surgiram novas oportunidades para tirar máximo partido dos mesmos em diferentes áreas de negócio. O uso de analítica e inteligência artificial tornou-se, então, um valiosíssimo recurso para os negócios, permitindo tomar partido destes dados existentes para revelar relações de causa-efeito anteriormente desconhecidas, gerar previsões e recomendar ou tomar automaticamente decisões para maximizar a produtividade, reduzir despesas e ajudar o negócio a ajustar-se a mudanças no mercado. Isto pode ir do nível operacional - como a otimização dos processos através de softwares de gestão equipados com inteligência artificial e a automação de processos repetitivos e demorados, libertando os colaboradores para tarefas de maior valor - até à estratégia de topo, apoiando a tomada de decisões baseadas em dados. Estas tecnologias permitem ainda, para além de otimizar processos pré-existentes, desenvolver aplicações completamente novas, como o uso de reconhecimento facial para interpretar as expressões faciais do cliente ao interagir com uma interface digital, ou o uso de dados de geolocalização para apoiar o planeamento urbano e ajudar as empresas no turismo, hotelaria e retalho a alocar recursos para responder a alterações sazonais.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Altice Empresas |