Nos últimos anos, as organizações têm gerado uma grande quantidade de informação, o que torna fundamental para as empresas inovar nesta área, acompanhando a transformação digital dos clientes e da sociedade
Com a crescente competitividade e exigência no mercado do IT, tirar partido dos dados como ferramenta de tomada de decisão permite encontrar soluções para temas complexos e aumentar a eficiência. A análise de dados pode aplicar-se a qualquer setor, com o objetivo último de criar visibilidade acerca do funcionamento das organizações – desde a compreensão de eventos passados à identificação de padrões para prever as tendências do futuro, incluindo a análise de dark data (dados não-estruturados), que podem passar despercebidos na análise humana. O valor dos dados está, por natureza, intimamente ligado à informação extraída por sistemas e algoritmos de big data. Estas técnicas de processamento têm evoluído de forma substancial ao longo dos últimos anos, e vemos já mecanismos de machine learning e Inteligência Artificial (IA) a traçar perfis de utilizadores e a efetuar previsões de enorme exatidão acerca do comportamento dos clientes, com recurso a dados casuais resultantes da navegação web. Contribuir para a transformação digital de organizações e da sociedade passa por um alinhamento com estas tendências e com as expetativas do mercado, assegurando o armazenamento e processamento de grandes volumes de dados estruturados e não estruturados com base numa arquitetura sólida e numa análise preditiva. Só assim se torna possível democratizar verdadeiramente o acesso aos dados e atingir o pleno potencial dos mais recentes avanços em IA. É certo que a correta análise dos dados fornece às organizações um conjunto de insights valiosos para o negócio, com capacidade para reduzir riscos e influenciar de forma positiva a definição estratégica. Quanto mais profunda for a compreensão das características nucleares da atividade de uma organização, maior e mais exato será o seu impacto nas decisões, o que beneficia a relação com o consumidor final e os processos internos. A monitorização contínua destes grandes fluxos de dados não impacta apenas as variáveis de negócio. Com a crescente – e justificada – preocupação em torno da cibersegurança, o correto processamento de dados possibilita a identificação de padrões e a deteção de atividades e comportamentos suspeitos no acesso às redes corporativas, assinalando potenciais ameaças para evitar quebras de segurança. Testemunhos da importância da análise avançada de dados caraterizam as organizações com os maiores índices de performance, onde mecanismos de IA já têm uma contribuição ativa na identificação de oportunidades de negócio e na otimização dos processos. A par desta evolução tecnológica, a preparação das equipas para a gestão e utilização da informação é decisiva – todos os intervenientes devem ter plena consciência do valor dos dados e das melhores práticas. Os benefícios estão à vista, e a evolução é galopante. Cabe aos negócios reconhecer a oportunidade, investir, e atingir o potencial dos dados que já estão a gerar.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Noesis |