360º View

“A gestão da mudança é um dos maiores desafios da transformação digital para qualquer organização”

David Mendes, Director of Technology and Digital Transformation do Pestana Hotel Group, integrou o grupo hoteleiro durante o período da pandemia de COVID-19, numa fase essencial de transformação tecnológica, a par da visão estratégica do negócio

“A gestão da mudança é um dos maiores desafios da transformação digital para qualquer organização”

Responsável pela gestão de mais de cem hotéis em 16 países, o Pestana Hotel Group posiciona- se como o maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa. O negócio opera sobretudo sob a chancela de quatro marcas: Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, Pestana Pousadas de Portugal e Pestana CR7 Lifestyle Hotels.

O início da jornada

David Mendes, Director of Technology and Digital Transformation, entrou no Pestana Hotel Group em agosto de 2021, em plena pandemia da COVID-19 que afetou fortemente o setor hoteleiro e do turismo.

 

David Mendes, Director of Technology and Digital Transformation do Pestana Hotel Group

Por esta altura, explica, o departamento de IT “encontrava-se numa fase ativa de transformação tecnológica, motivada pela necessidade de modernizar alguns dos sistemas da empresa, bem como transformar alguns dos seus pilares tecnológicos, de forma a dar resposta à ambição estratégica do grupo”.

Dentro da equipa ficou responsável por garantir o alinhamento estratégico entre o negócio e o IT e promover a priorização mais adequada de projetos de IT, inicialmente com responsabilidade pelas áreas de Enterprise Architecture, IT Demand e Project Management Office.

Na sequência de uma reorganização, David Mendes assumiu também a responsabilidade pela área de Quality Assurance e pela criação de área de Business Enablement, “que tem o objetivo de alinhar as necessidades de IT com os objetivos estratégicos da empresa, garantindo que a tecnologia suporta e promove o crescimento e a eficiência organizacional”.

Pôr a transformação digital em prática

Em 2022 a direção de IT criou o Plano de Transformação Tecnológica, em particular para o negócio da hotelaria.

O Plano, que teve por base não só as tendências tecnológicas do setor de hotelaria e turismo, mas sobretudo as linhas orientadoras e estratégicas do Pestana Hotel Group, assenta em quatro necessidades: a maior personalização na interação com o cliente; uma maior utilização e geração de valor a partir do volume crescente de dados disponíveis; um maior enfoque na eficácia dos canais digitais; e uma preocupação contínua com a eficácia, segurança e resiliência do negócio.

Segundo o Diretor de Tecnologia e Transformação Digital, a implementação da estratégia tem decorrido “como planeado, cumprindo os objetivos e metas definidos”.

Neste processo de transformação digital, David Mendes considera que o foco nos clientes é fundamental, garantindo a satisfação dos hóspedes e o conhecimento do cliente para proporcionar a melhor experiência. “É importante investir no conhecimento das necessidades e preferências dos hóspedes e na utilização de análises de dados e feedback dos clientes para apoiar iniciativas digitais”, defende.

A gestão da mudança na transformação digital é, para David Mendes, “um dos maiores desafios para qualquer organização”, o que vem sublinhar a importância e necessidade de “fomentar uma cultura de inovação e agilidade na organização”. “Acredito na importância de definir objetivos claros para a transformação digital e perceber como se alinham com a estratégia do negócio. Além disso, manter o foco nas metas de negócio durante todo o processo de transformação digital, evitando distrações com tendências tecnológicas que não estejam alinhadas com esses objetivos”, reitera.

Neste processo, o planeamento cuidadoso, a priorização estratégica dos projetos e o compromisso com uma melhoria contínua são ingredientes para “uma transformação digital bem-sucedida”.

A informação é outro dos pontos destacados por David Mendes, que relembra que as “decisões baseadas em dados melhoram significativamente os resultados de negócio”, o que, por sua vez, contribui para uma “compreensão mais profunda do comportamento dos clientes, a otimização das taxas de ocupação e a definição de estratégias de preços mais eficazes”. No entanto, a existência de dados e o processo de transformação digital em si implicam “medidas de segurança robustas” que protejam a informação dos clientes e a infraestrutura digital, reforça o Diretor de Tecnologia.

Tão importante como os objetivos, o planeamento da estratégia ou os dados, a implementação das mudanças obriga a organização a avaliar as suas próprias capacidades: “A adoção de tecnologia e a preparação da arquitetura empresarial para fornecer capacidades de integração é essencial para aumentar a flexibilidade, escalabilidade, velocidade e eficiência no desenvolvimento de novas soluções digitais e no trabalho contínuo e seguro com sistemas e dados existentes”.

Principais desafios

Atualmente, e com o aumento do número de iniciativas, “torna-se desafiante garantir que todos os projetos recebem a atenção e os recursos necessários para serem bem-sucedidos. Além disso, as dependências entre os projetos adicionam uma camada extra de complexidade”, explica David Mendes.

O foco do Diretor de Tecnologias e Transformação Digital recai por estes dias na gestão dos vários projetos “concorrentes” e das dependências entre os mesmos.

A comunicação clara e constante entre equipas e a implementação de uma gestão de projetos eficaz “que permita identificar e resolver problemas rapidamente” são algumas das soluções apontadas pelo Diretor para mitigar estes desafios, para além da priorização estratégica dos projetos e a alocação adequada de recursos que garantam o desenvolvimento e implementação de “iniciativas mais críticas”.

Pensar o futuro

A equipa de IT do Pestana Hotel Group trabalha para garantir que se mantém alinhada com os objetivos estratégicos da organização e com as prioridades centradas em “iniciativas mais significativas” que contribuam para o sucesso da empresa.

Olhando para o que se avizinha, o futuro passa por cumprir o compromisso de implementação das soluções tecnológicas que permitam não só responder rapidamente às mudanças e volatilidade do mercado, mas também assegurar que as soluções da empresa “são sustentáveis a longo prazo”, conclui David Mendes.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.